Início » Arquivos » Gadgets » Estudo aponta: e-books demoram mais para serem lidos que livros impressos

Estudo aponta: e-books demoram mais para serem lidos que livros impressos

Avatar Por

De acordo com um estudo realizado pelo Nielsen Norman Group — que não deve ser confundido com a empresa de análise de mercado Nielsen — com 24 leitores que apreciaram obras de Ernest Hemingway no PC, no Kindle 2, no iPad e no bom e velho livro impresso, este último ainda é o mais rápido para concluir a leitura.

O estudo concluiu que dos três meios digitais analisados, o iPad foi o que mais perto chegou dos livros impressos, sendo 6,2% mais lento que o papel. Leitores no Kindle foram 10,7% mais lentos do que no método mais tradicional. A leitura no PC foi a mais lenta, embora não tenha sido divulgado o quanto.

O nível de compreensão também foi analisado ao fim de cada leitura, para garantir que os participantes do estudo estavam realmente entendendo plenamente o que liam, e não só correndo pelas páginas. Foi concluído que o nível de compreensão era o mesmo independentemente da plataforma.

Também foi pesquisado o quanto os leitores gostaram de cada um dos meios de leitura. O iPad foi o mais apreciado pelos pesquisados. Em uma escala de 1 a 7, o tablet da Apple teve nota média 5,8. O Kindle 2 e o livro impresso vieram logo atrás, com notas 5,7 e 5,6, respectivamente. Ler no PC não foi considerada uma experiência muito agradável, tendo nota média de apenas 3,6 pontos. Os indivíduos participantes da pesquisa citaram que ler no PC parecia muito com estar no trabalho.

Alguns pontos da pesquisa, porém, acreditamos eu e nosso editor Thássius, podem ser questionados. Um deles é a familiaridade desses participantes com o iPad e o Kindle. Estariam eles já habituados a tais dispositivos quando começou a pesquisa?

Outro aspecto é a utilização de apenas 24 participantes na pesquisa. Segundo a matéria do Mashable (endossada pela CNN), 10 participantes é a média em pesquisas de usabilidade. Ainda assim isso ainda nos parece pouco para poder considerar os resultados representativos.

De qualquer maneira, está apresentada aos nossos leitores a pesquisa do Jakob Nielsen sobre a leitura de livros e e-books em diversas plataformas. Aceitar os dados ou discutí-los caberá ao senso crítico de cada um.

Com informações: PCWorld, Mashable.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rafael
Acho que ninguém conseguiu ler no PC por isso nem liberaram a %. É muito ruim! :s Não pelo brilho da tela, é pelo tamanho da tela eu acho, fica difícil de acompanhar as linhas...
JoseRenan
pois é, pois é
JoseRenan
logicamente, esses disposistivos são muito mais portáteis :)
@mayarend
Uma questão que não foi dita aqui, mas foi dita no Mashable é que usaram contos para avaliar a leitura. CONTOS DE 10 MINUTOS. Obviamente, em 10 minutos não cansa os olhos com o iPad, mas dá um livro para ler. Vê em que aparelho eles aguentam ler 5 horas? Pq, assim, eu leio 5 horas direto em um livro, mas não leio 5 horas direto no PC. Já li livros INTEIROS no pc (300+ páginas) mas não dá pra ler por muitas horas direto ou, se ler, lê MUITO mais devagar. Vale dizer que leio 300 páginas em 4 horas no papel, já no PC, demora umas 8+....
Alexandre
24 pessoas é uma amostra muito pequena. Pela logica, diria que o ipad demoraria mais para ler por causa das distracoes, apps e acesso a internet... Essa pesquisa tinha que ser validada com milhares de pessoas nao dezenas.
Luciano Vieira
É, realmente...
Hernani
pense que você tem uma coleção de 10 livros para ler, acredito que se estiverem no e-reader será bem mais rápido que levar eles para todos lugares
Xiko do Couto
Pode ter certesa que foi. 'O iPpad não melhor que o livro, ainda', dirão os Jobistas.
Juarez Lencioni Maccarini
Sinceramente, este argumento nunca me convenceu. Pra ser honesto, nunca usei um Kindle, então não posso dizer o quão boa é tela com e-ink. O que eu posso dizer, porém, é que nunca me cansou a vista ler no computador, e nem no iPad. Mesmo porque dá pra configurar o brilho da tela com grande facilidade em ambos os casos. Alguém já ficou com os olhos cansados por usar uma tela retroiluminada? Eu realmente gostaria de saber, porque comigo nunca aconteceu…
Luciano Vieira
Mais um estudo comprado.
Vitor
Mas a tela do iPad é de LED =D
Sr. Sem Papo
Quem tem um Ipad, quer é acessar a net.... :P
Breno Brito
Eu já ia critiar os pontos que vc citou no final. Terá que pegar o povo leigo nos dispositivos e testar. Depois, deixar povo usando, sei lá... uma semana e fazer um novo teste. :) e 24 é muito pouco >.<
Kadu
Sei não heim! Estranho o iPad ficar na frente do Kindle, já que a tela do iPad é de LCD e cansa a vista mais rápido jogando luminosidade.