Início » Arquivos » Aplicativos e Software » Suporte a Windows XP SP2 e Windows 2000 vai acabar, mas XP SP3 é estendido

Suporte a Windows XP SP2 e Windows 2000 vai acabar, mas XP SP3 é estendido

Avatar Por

O Windows XP foi lançado para fabricantes em agosto de 2001 e teve suas vendas no varejo iniciadas em outubro do mesmo ano. Ou seja, daqui a pouco faz uma década que o possivelmente mais bem sucedido sistema operacional da história foi lançado. Depois veio o Vista, do qual ninguém quer se lembrar, e o Windows 7, que eu uso e recomendo.

Moral da história: a Microsoft começa a se movimentar para tirar o Windows XP de circulação. A venda de licenças do sistema atualmente é bastante limitada, e o desejo da empresa é que mais pessoas partam para o Windows 7.

O fim do suporte ao sistema original e a seus Services Packs vem acontecendo com o tempo. E já na semana que vem a empresa de Bill Gates vai encerrar mais um suporte: dessa vez, ao Windows XP Service Pack 2. Portanto, a partir de 13 de julho o seu SO rodando SP2 não vai mais contar com atualizações de seguranças, que são fundamentais.

No mesmo dia, a Microsoft ainda vai encerrar o suporte a todas as versões do Windows 2000, que já teve dois sucessores também: o Windows Server 2003 (de 2003, duh!) e o Windows Server 2008 (adivinha quando ele foi lançado…).

Bons tempos | Clique para ampliar

Em comunicado, a Microsoft Brasil afirmou que “o fim do suporte faz parte da política de ciclo de vida de produtos da Microsoft que oferece, para o Windows, o máximo de 10 anos de suporte sem custos para atualizações de segurança”.

A boa notícia é que o Windows XP Service Pack 3 terá suporte estendido até 2014. Isso é particularmente interessante para os donos de netbooks, que contarão com as atualizações de segurança por mais tempo. Eles terão até a Copa de 2014 para escolher um sistema operacional mais atual (quem sabe não vai ser o Windows 8?).

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

beagle
naoa cho que as pessoas usam xp pq nao conseguem instalar o 7, por nao possuirem maquina. meun ote eh um core2duo porrada e rodo 7, mas to pensando em voltar pro xp por alguns detalhes. gosto muito dele. tenho um note com corei7 e esse ja nao da pra instalar mais xp, infelizmente se rendeu ao 7. muita gente gosta de usar o xp e prefere, leve, simples, sem frescuras. da pra customizar melhor. nem sempre o ultimo sistema eh o que os usuarios vao querer. deveria ter suporte pro resto da vida! e agora com windows 8, duvido mot q as pessoas vao migrar pra ele. o 7 ta bom e o xp vai de vento e polpa! hehe tenho5 maquinas em casa, 1 roda xp e 4 o 7. porem to pensando em voltar pro xp em mais uma delas..
Marcos
Windows 7, nota 4, o porque: Barra ridicula, compatibilidade zuada, visto que nao suporta BEM a placa de som que comprei enquanto o XP que e mais velho, suporta coisas NOVAS do 7 e tambema as antigas, logo, suporta TUDO... Quanto a DirectX, ate o 9 = mudança satisfatória, o 10, 10.1 e 11, são melhores graficamente em alguns aspectos, mas pouca coisa na minha opinião, até porque exageraram demais nos gráficos e ficaram enjoativos. O XP é bom demais, pra mim uma coisa boa, e o que suporta tudo e se voce gosta MESMO dele AINDA, por que nao continua a usar? Eu usaria pra sempre ele! Pretendo!
Khronus
Olá pessoal, gostaria de irar uma dúvida no gerenciador d tarefas ums processo "svchost.exe" está ocupano meu processador em no minimo 50% de memória e se eu termino o processo a conexão cai, uso um pentium 4 series S de 3,00GHz. Alguem pode me auxliar com esse processo? o q devo fazer p ter minha estabilidade das informações processadas pelo processador sem q necessite usar tanta memória?
Willian
Cada caso é um caso. Tenho um modesto Sempron 2.4 c/ 1GB de Ram e XP SP3 Original.Assisto e gravo c/ placa de captura c/ qualidade de DVD, edito e converto vídeos, e jogo bastante.O que eu tenho atende às minhas necessidades. De repente, se eu mudo pro Seven, 1Gb de memória é pouco, o processador fica lento, aí algum periférico ou placa (placa de captura, talvez) não seja compatível e eu vou ter de trocar tudo só pra ter o sisteminha 'da moda'. Achei que o Linux seria a solução pros meus problemas, mas falta de drivers (por causa de empresas $%#*& que não os desenvolvem nem abrem as especificações) deixei de usar. Enquanto isso, vou usando o xp mesmo e torcendo de coração pra que os hackers consigam melhorar o Linux cada vez mais, até o ponto que não seja preciso perder horas pra fazer uma placa de som ou rede funcionar. Obs: Não critico o projeto.Linux é excelente, mas está num mundo de softwares e hardwares pra M$.
CtbaZOA
Meus colegas. Não podemos esquecer das pessoas que "ainda" tem aquele Pc horrível em casa, tipo um celeron 1.2Ghz, um intel pentium 3, ou até pior!... que só um Windows XP mesmo q roda naquilo!!!!!! ...é o que eu chamo de tecnologia forçada. Pq nem sempre algumas pessoas tem condições finaceiras para comprar outro melhor!
Bruno Azevedo
falou bem , USUARIOS, e pelo nome eles não farão isso de atualizar pra outra versão do IE se ainda já n fizeram. Não adianta torcer, só resta contar com a boa preguiça e incapacidade dos mesmos, USUARIOS!
RaphaelDDL
Foi eu que comentei isso. Porém apareceu como se fosse o Breno. FUUUUUUUUU
Hernani
Para mim, o XP já pode descansar em paz, o Win7 está muito bem, e mais do que pronto para substitui-lo
wellington
ubuntu é o melhor sistema que já ví na minha vida.
Xiko do Couto
Comentando do netbook do meu irmão.
Xiko do Couto
Só pra deixar claro... comentei no netbook do meu irmão.
Xiko do Couto
Até 2014, se não rolar 2012, vou deixar meu Xô Porcaria de standby ao meu Ubuntu querido.
@camillarsilva
Ufa, mais 4 anos pra internet arrumar softwares da engenharia piratex q rode no Windows7.
@leoncoutinho
Windows XP já é velho, por isso migrei meu velho PC para o Ubuntu, que é mais leve e atual, no note uso o Windows 7 e Ubuntu. Linux é otimo para quem é leigo e quem já conhece de informatica, e o melhor é que é gratis
JoseRenan
eu tive uma ótima experiência chamada Vi$ta, e isso foi um dos motivos de eu usar Ubuntu hoje :)
Exibir mais comentários