Início / Arquivos / Aplicativos e Software /

Suporte a Windows XP SP2 e Windows 2000 vai acabar, mas XP SP3 é estendido

Thássius Veloso

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

O Windows XP foi lançado para fabricantes em agosto de 2001 e teve suas vendas no varejo iniciadas em outubro do mesmo ano. Ou seja, daqui a pouco faz uma década que o possivelmente mais bem sucedido sistema operacional da história foi lançado. Depois veio o Vista, do qual ninguém quer se lembrar, e o Windows 7, que eu uso e recomendo.

Moral da história: a Microsoft começa a se movimentar para tirar o Windows XP de circulação. A venda de licenças do sistema atualmente é bastante limitada, e o desejo da empresa é que mais pessoas partam para o Windows 7.

O fim do suporte ao sistema original e a seus Services Packs vem acontecendo com o tempo. E já na semana que vem a empresa de Bill Gates vai encerrar mais um suporte: dessa vez, ao Windows XP Service Pack 2. Portanto, a partir de 13 de julho o seu SO rodando SP2 não vai mais contar com atualizações de seguranças, que são fundamentais.

No mesmo dia, a Microsoft ainda vai encerrar o suporte a todas as versões do Windows 2000, que já teve dois sucessores também: o Windows Server 2003 (de 2003, duh!) e o Windows Server 2008 (adivinha quando ele foi lançado…).

Bons tempos | Clique para ampliar

Em comunicado, a Microsoft Brasil afirmou que “o fim do suporte faz parte da política de ciclo de vida de produtos da Microsoft que oferece, para o Windows, o máximo de 10 anos de suporte sem custos para atualizações de segurança”.

A boa notícia é que o Windows XP Service Pack 3 terá suporte estendido até 2014. Isso é particularmente interessante para os donos de netbooks, que contarão com as atualizações de segurança por mais tempo. Eles terão até a Copa de 2014 para escolher um sistema operacional mais atual (quem sabe não vai ser o Windows 8?).