O banco norte-americano Chase anunciou que por “questões de segurança” deixará de oferecer suporte aos navegadores Google Chrome e Opera em seu sistema de home banking, ao mesmo tempo que considera o decano Internet Explorer 6 confiável o suficiente para ser suportado por seu sistema.

De acordo com a empresa, “atualmente existem dúzias de navegadores no mercado e nem todos oferecem os níveis mínimos de segurança que exigimos para acessar nosso site”, ainda que mesmo a filial australiana na Microsoft já tenha feito uma campanha em que pedia que os navegantes do IE6 atualizassem seus sistemas comparando que insistir em usar o velho software seria mais ou menos a mesma coisa que “beber uma caixa de leite com nove anos de idade”.

Entre os sistemas suportados pelo site do banco ainda estão o IE7, IE8, Firefox 2.0, 3.0 e as versões do Safari desenhadas para o OSX, mas não as do Windows. Na página em que explica a decisão a empresa a empresa afirma que “95% dos acessos” a seu sistema de home banking são feitos por programas suportados e recomenda que os usuários do Chrome e Opera passem a usar outro programa “com certa urgência”.

Curiosamente, o Chase parece ignorar que dados de empresas de segurança indiquem que os membros da família do IE são exatamente os maiores alvos de fraudes pela rede, enquanto o Chrome foi o único navegador a sair ileso da competição de hackers Pwn2Own, em que os limites da segurança das máquinas são testados e revirados com códigos maliciosos e outras táticas escusas.

Em comunicado oficial a Opera Software afirmou que a decisão foi “decepcionante”, enquanto o Google preferiu não comentar o caso. [Slashdot]

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Fabio Cardoso
Vocês estão de brincadeira? Ninguém sabe inglês, não? Desenvolvedores tem, por obrigação de ofício, conhecer a língua inglesa. Em nenhum lugar do texto (https://www.chase.com/ccp/index.jsp?pg_name=ccpmapp/shared/assets/page/Crypto_standard) existe o número 6, como alguém pode interpretar que o referido banco encoraja o uso do IE6? Vejam o texto: We currently support the following browsers: Internet Explorer 7 and higher Firefox 3.0 and higher Mac OS-X Tiger, Leopard, Snow Leopard: Firefox 3.0 and higher, Safari 4.0 and higher (for Mac systems only) Higher significa acima, maior, superior. Como podem interpretar como IE 6? A única consideração pertinente aqui é que eles não utilizam Chrome e Opera mas usam IE. Todo mundo que trabalha com desenvolvimento web sabe que IE não presta mas ele ainda é usado pela maioria das pessoas. Qualquer empresa que está na web tem que dar suporte a IE. Não dar suporte para Opera e Chrome é, provavelmente, uma temeridade mas essa do IE6 não deu para entender. Ou eu é que não entendi nada? Abraços, Fábio
@DanielDrumond
HEUAHUAEHAEUHAE. Tá de sacanagem com a minha cara, u.u'. Estão andando no caminho contrário, =/. Ao invés de tirar o suporte do IE6... Concordo com alguém aí em cima que disse que é por preguiça de portar para outros sistemas...
Rafael Silva
Well, aí varia da interpretação de texto de cada um.
Phelps
Postei o link porque parece que ninguém se deu ao trabalho de ler o texto original. Ele dá dois critérios para os browsers não suportados: Falta de Segurança ou Falta de Popularidade. Em nenhum ponto ele diz que o Chrome/Opera não são suportados pelo primeiro critério, e sabe-se lá porque todo mundo resolveu assumir isso, apesar do segundo critério fazer bem mais sentido. Não discuto que é um erro deles não suportar esses browsers, ou pelo menos o Chrome que tem crescido muito rápido no mercado, só estou dizendo que considero as notícias sobre o assunto terrivelmente distorcidas.
@vitprado
Se alguém não entendeu... eu acho que a maioria dos problemas de segurança na internet é culpa dos usuários.
@vitprado
O IE6 está cada vez mais seguro... Cada vez mais o número de usuários dele diminui.
Rafael Silva
Phelps, Esse link está no começo do texto. E sim, o banco não diz explicitamente que o IE6 é mais seguro do que o Chrome e Opera, mas ao desativar o suporte para esses dois browsers com a DESULPA de que eles são inseguros e MANTER o suporte ao IE6, ele está essencialmente dizendo que o IE6 é mais seguro.
Phelps
Link para o texto original do banco, e em lugar nenhum ele diz "IE6 é mais seguro que Chrome e Opera": https://www.chase.com/ccp/index.jsp?pg_name=ccpmapp/shared/assets/page/Crypto_standard
@CristoferBruno
Eu também. Mas o pior nao é nem isso. O pior é que teríamos que "Voltar no tempo" trazer um navegador do passado e assim poder usá-lo sem compatibilidade alguma com os novos padrões da internet. Vergonhoso.
Raph4
Vergonhoso. Se o meu banco sai fazendo uma besteira deste tamanho, eu mudo de banco.
lordtux
Tecnoblog está virando blog de humor agora? Adorei a decisão do banco, realmente eles são muito competentes, sorte não ser cliente deles.
Micael
Me lembrei na hora disso aqui: http://www.murielgodoi.com/2010/01/campus-party-2010-senso-de-humor/
JoseRenan
Esse banco é o melhor do mundo!! :)
Alexandre
Das 2 uma, ou o banco é super exepert em seguranca e fez esse comentario a partir de experiencias ou as informacoes que benchmarking de seguranca feitas frequentemente estao erradas... sei nao, mas esse banco quebrará em alguns anos, aiuhaiauhaiuahiauhuih
Luccas Florencio
É uma babaquise sem tamanho esse negocio e logo nos estados unidos, acredtio que esse banco vai perder clientes... principalmente aqueles que gostam de trabalhar pela internet !
Exibir mais comentários