Tenho certeza que você já se viu perdido entre os menus dos programas e suas várias opções. Achar a opção Copiar e a Colar no menu Editar é fácil, mas você lembra onde ficam todas as outras?

Aqui vai mais uma dica rápida para Mac OS. Resolvi publicá-la, pois notei que sempre que conto para quem é novo na plataforma, ela é considerada uma ótima surpresa.

A Barra de Menu

Toda aplicação que exibe opções na barra de menus que fica no topo do Mac OS X, sempre tem dois itens em comum. Um é o nome do programa que está ativo e outro é o menu Ajuda. Neste último, você já deve ter percebido o campo de busca e pensado que ele serve apenas para você procurar por respostas a dúvidas de como a ferramenta funciona. Os resultados, porém, vão além e apontam exatamente qual a opção de menu usar.

Digamos que você está trabalhando numa apresentação de slides no Keynote e deseja personalizar a tela que será usada na hora de exibi-los. Clique no menu Ajuda (Command-Shift-/) e comece a digitar Personalizar… Você vai notar que dois tipos de resultados são mostrados. Aquele com o ícone azul e branco é justamente o pulo do gato. Ele aponta exatamente onde está a opção que você procura, perdida entre os menus do Keynote.

Ajuda no Keynote | Clique para ampliar

E isto funciona para qualquer outro software com menu Ajuda, no Safari em especial é possível até buscar no histórico de navegação usando o mesmo campo, já que cada página visitada vira um ítem do menu Histórico.

No Safari: o menu "Ajuda" também busca no histórico | Clique para ampliar

Legal, não é?

Comentários

Envie uma pergunta