Início » Arquivos » Tecnoblog » 24 de Junho, o #diaSEMtecnoblog

24 de Junho, o #diaSEMtecnoblog

Thiago Mobilon Por

24 horas. Foi esse o tempo que o Tecnoblog ficou completamente inacessível. Graças a uma tempestade que vem assolando Chicago, cidade onde nossos servidores estão. A tempestade afetou diretamente a distribuição de energia elétrica, o que derrubou um datacenter inteiro levando consigo o TB e mais centenas de sites do mundo todo.

Antes o problema fosse só a energia elétrica. Mas não, não foi só a conexão (e a paciência) que nós perdemos: algumas horas depois, quando a energia já havia sido restaurada, descobrimos que a queda havia afetado 11GB de dados somente na máquina usada pelo TB. No meio disso estavam bancos de dados, imagens, posts, scripts, vídeos, comentários… Tudo se foi.

Sabe quando você aprende, nos primeiros contatos com o computador, que backup nunca é demais? Ainda bem que levamos isso a sério, pois foi a partir do nosso último backup externo (salvo em outro servidor), feito no último dia 20, que conseguimos restaurar o site. Ou a maior parte dele, pelo menos.

Estamos em débito com nossos leitores, nossos patrocinadores e todos aqueles que confiam no TB como fonte diária de informação. Pedimos desculpas por isso, mesmo sabendo que estávamos de mãos atadas.

Nunca o TB ficou tanto tempo fora do ar. Esse episódio nos fez adiantar o que agora se mostra inadiável: estávamos com uma migração de servidores agendada para o final do mês. Agora, a migração deverá acontecer neste final de semana.

E fica decretado: 24 de junho de 2010, o #diaSEMtecnoblog.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Francis Rosário
Esse eu respondo por eles: custo elevado.
Thiago Mobilon
Comentando, enviando dicas, participando do fórum.. Só com essas três coisinhas você já contribui muito para a qualidade do TB! :)
@bruno_gall
Quase morri aqui! Estava desconectado! Porque não um servidor brasileiro?
João Pedro C. Motta
Aqui demorou umas 3 horas a mais para voltar o site
Alisson melo
E eu achando que o problema era eu, minha internet. Depois descobrir pelo twitter que era realmente uma falha. (Que falta de sorte em)
Theus
Isso me lembra que eu PRECISO de um HD Externo
Sr. Sem Papo
custei a aguenta sem o TB :D
Alexandre
nada mais irritante e distante de seu controle. ja fiquei sem mail por 1 mes por causa de mudancas, que tem ser feita com muito planejamento. tudo bem que a causa nao foi essa, mas coincidentemente, mudou, blackout, fedeu...
JoseRenan
e aki na minha cidade o transmissor do sinal wireless caiu com o vento. 5ª negra pra mim também
Breno C.
Entro muito pouco aqui no blog, mas isso coisa é fato: Não vou deixar de acessar o TB por conta desse “apagão”. Agora, mais do nunca, vou fazer questão de entrar, comentar e clicar nos link que aparecem por aqui. O TB é um dos melhores blog em português e tem saciado a minha fome de conhecimento tecnológico (trabalho com gestão de redes e segurança de dados). As fontes são boas, as postagens melhores ainda e os comentários... bom... nem sempre o pessoal tem bom senso, mas também é legal saber que conto com diversas opiniões para formar a minha. Obrigado pelo belo trabalho de vocês e, por favor, nos digam como podemos ajudar.
Eliezer
Boas achei que tinha acabado de vez, pensei puxa como um site desse vai embora sem aviso, mas ufa, boa sorte na migração!!
Júnior Gonçalves
Quinta-feira negra para o Tecnoblog.
Andre
Eu moro em Iowa, 1 hora da divisa com Illinois (estado onde fica a cidade de Chicago) e realmente a coisa aqui não está bonita. Junho é uma época tensa... cheia de tempestades, furacões, etc. Bom que vcs voltaram TB! Abraços
FABIO
Que coisa vou fazer Backup do meu blog agora..!!!!krsrsr meus pezames! abraço
Matheus
Fato! Eu uso a GVT e sou de Porto Alegre, e estava fora, dai decidi colocar o OpenDNS. Agora tá beleza! :)
Exibir mais comentários