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Olha o tal Nintendo 3DS aí

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Como vocês devem saber, a E3 passou por maus bocados. Para quem era moleque nos anos 90 e lia as notícias sobre a famosa feira de videogames com um mês de atraso nas publicações especializadas, ir à Electronic Entertainment Expo (e por extensão, experimentar todos os novos videogames antes dos seus amigos) era um sonho impossível. Havia glamour, expectativa e muitas vezes decepção a respeito da E3; por praticamente um mês inteiro não se falava de outra coisa. Era a nossa Copa do Mundo.

Isso mudou em 2007. A Entertainment Software Association, a empresa por trás da E3 (que é a mesma empresa responsável por proteger legalmente ROMs de jogos antigos, a propósito), decidiu que o evento deixaria de ser um megashow e seria menor e mais focado nos profissionais especializados da indústria. O resultado foi um evento minúsculo com menos de 5 mil participantes. Profetizou-se o fim de um legado histórico.

Li as notícias sobre o suposto fim da E3 com uma certa melancolia. A Electronic Entertainment Expo era um ícone da nossa infância. Por mais que a era da informação instantânea, dos mil screenshots e teaser trailers tenha acabado um pouco com aquele mistério dos futuros lançamentos, a feira ainda tinha um valor histórico no mundo dos videogames.

Felizmente o evento voltou à pompa e grandeza de outrora. Quem esteve acompanhando a E3 essa semana deve ter notado isso. E uma das revelações deste ano foi o 3DS, o sucessor do Nintendo DS que, como o nome deixa claro, será capaz de tecnologia 3D.

Não podemos dizer que o aparelho era uma surpresa – afinal de contas, rumores de um Nintendo DS com funções 3D vazaram na internet em março, e pouco tempo depois a Nintendo (numa estratégia bastante incomum na indústria) confirmou os boatos e adiantou que veríamos o produto final na E3.

E de fato vimos.

No quesito hardware o Nintendo 3DS não decepcionou. Tela de 3,5 polegadas, acelerômetro, giroscópio – hmmm, onde foi que eu vi essas características antes? – e uma alavanca analógica similar à encontrada no PSP. A tela inferior, com função de toque, aparentemente continua sendo resistiva, o que é uma pena.

Para os leigos: há dois tipos principais de tela de toque, a capacitativa e a resistiva. Capacitativa é que detecta mudança na capacitância da tela de vidro, tal qual a do iPhone, e resistiva é a que responde a pressão. Telas resistivas são o tipo de tecnologia retrô que não deixarão saudades quando finalmente forem extintas. A tecnologia capacitativa é, como qualquer usuário de um iPhone poderá atestar, muito melhor.

Uma surpresa foram as duas câmeras na tampa do console. Com elas, o usuário poderá tirar fotografias estereográficas (ou seja, imagens em três dimensões. E o aparelho também reproduzirá vídeo em 3D. As duas funções contradizem a filosofia tradicional da Nintendo, que sempre foi “fazemos consoles, e não gadgets mil-em-um”, mas é uma mudança bem vinda.

Durante a apresentação do Nintendo 3DS, Reggie Fil-Aimes (CEO da Nintendo of America) explicou que por motivos óbvios não é possível mostrar pro espectador em casa o efeito de profundidade. Ao invés disso, ele resolveu mostrar um vídeo que “ilustra o que a gente está tentando atingir com o aparelho”, ou algo com esse valor. E no telão do centro de convenções apareceu uma “dramatização” do efeito do Nintendo 3DS.


(vídeo do YouTube)

É perfeitamente compreensível que não dê para capturar o efeito 3D do novo console, mas eu não devo ter sido o único que achou a apresentação estupidamente cartunesca e pior, em detrimento da tecnologia. Cachorrinhos pulando da tela para o colo do jogador ajudam apenas a cimentar a impressão de que a Nintendo (e videogames, por extensão) são passatempos para criança, e que esse negócio de tela em 3D será o que os gringos apelidam de gimmick, um mero truque sem substância. Em suma, achei tal dramatização absolutamente desnecessária.

Mas isso é um mero detalhe. O que importa é que os sortudos que tiveram a sorte de experimentar o aparelho antes de todos nós disseram que o efeito é impressionante e que é suficiente para convencer gamers a comprar mais uma versão do DS.

Eu estou praticamente convencido. Atrelar o console a uma tecnologia não ainda garantida (digamos assim) é uma estratégia arriscada, mas também uma estratégia na qual a Nintendo já apostou as fichas duas vezes. Seria esta a terceira revolução da Big N?

E mais importante: se 3D de fato funcionar para uma tela portátil (para aplicações que não se limitem a videogames), devemos aguardar uma enchente de celulares e MP3 players com telas em terceira dimensão?

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@RodrigoRodrigoR
Digamos entao q, para um aparelho sem botões, o multitoque é essencial. Mas para algo que já tem botões, e/ou q necessita de mais precisão (Jogos, Desenho Profisssional), é melhor ficar com as resistivas mesmo... Quanto as canetas em telas capacitivas, não é tao bom quanto nas resistivas, não há um retorno tátil, entende?
paceka
não vou discordar das vantagens das telas resistivas, mas se você acha que o único ponto positivo das capacitivas é o multitoque, é porque você não usou muito elas ainda. o tipo de sensibilidade das capacitivas deixa MUITO mais gostoso de usar, nem dá pra comparar. A perda de precisão só é verdadeira se usar com o dedo, por causa da largura da ponta do seu dedo. Use uma stylus feita pra telas capacitivas e essa desvantagem cai por terra. quanto à sensibilidade à pressão, realmente as capacitivas não tem, porém elas conseguem sentir quanto da superficie do seu dedo está em contato e reagir de acordo. Por ex: se você encostar de leve na tela, é uma área pequena do dedo em contato e ela sabe disso. Se você apertar com mais força, a área de contato aumenta e a tela sabe disso.
@RodrigoRodrigoR
Capacitiva não é melhor, cada uma tem suas vantagens... a UNICA vantagem da capacitiva é ser multitoque. A Resistiva por sua vez é muito mais precisa e é sensivel a pressão (mesmo q nao esteja habilitado no DS, ela é sim, sensivel a pressao, existe um app de desenho pra ele muito bom q usa isso)
Diow
Só se envergonhou por que?
KrazyFox
HASUSAHUASHSAUHASUHASUHASUHASUASHUASHUASHUASHASUH!! Como assim? Self-owned? comofaz// XD ---------- Apesar das besteiras que ele falou, em alguma ele tem razão. 3DS não é uma nova versão de DS, é um console novo, os jogos de 3DS não rodarão no DS, o hardware é diferente, os cartuchos também. Ele é retrocompatível, mas não é uma nova versão da mesma coisa. Se não o PS3 seria uma nova versão do PS1 e o Wii seria uma nova versão do NES.
Rafael
1. O 3DS é uma nova geração, um sucessor do DS, não mais uma versão. 2. Eu não era criança quando eu tinha 17 anos. Não sou criança agora com 18. 3. Não é preciso ser criança pra ver crianças em vídeos, pedófilos por exemplo adoram. 4. Você só fala merda, vai falar merdas pra sua mãe ou coma elas.
@renandearaujo
A Nintendo sempre apela pro lado infantil, isso me deprime. Mas os títulos como kingdom hearts, metal gear solid e o novo Kid Icarus em 3D, pifff Devem ser incríveis :)
Leo
Acelerômetro detecta movimento, giroscópio detecta giro (não pesquisei, mas pelo nome já se entende). Se vc girar um iPhone 3gs sendo o eixo de rotação seu acelerômetro, ele não detectará movimento, mas com o giroscópio ele saberá que foi girado. - Tela de 3,5 polegadas, acelerômetro, giroscópio – hmmm, onde foi que eu vi essas características antes? Hahaha rachei xD.
@RodrigoRodrigoR
"Telas resistivas são o tipo de tecnologia retrô que não deixarão saudades quando finalmente forem extintas. A tecnologia capacitativa é, como qualquer usuário de um iPhone poderá atestar, muito melhor." Dá pra perceber que vc não entende de desenho em telas touch. Telas capacitivas são otimas para interface. Mas são um LIXO para desenhar comparadas as resistivas. Não acredito na extinção das resistivas ;)
paceka
tem stylus feitas pra telas capacitivas e funcionam bem.
paceka
ahn, eu não sei pra que lado meu corpo tá virado sem olhar, você sabe?
Luccas Florencio
iphone 5 tela 3D mais ele vai colocar outra coisa a mais so para mostrar o quanto ele é inovador e "nao copia" os concorrentes
@almydf
sinceramente...3d sem oculos e ainda sssim numa tela tao pequena ? sendo sincero http://naoacredito.blog.br
paceka
você não viu ano passado e retrasado? nintendo só se envergonhou no palco nesses anos. Ainda bem que esse ano conseguiram reverter isso.
@vitprado
1. Não é mais uma versão do DS // Não? é uma versão do PS3? 2. O efeito 3D realmente não pôde ser mostrado pois não aparecem em vídeos ou fotos. //Sim, foi o que já foi dito no post 1. Crianças não assistem À E3. // Rafael Luik - Age: 17 2. Sou parte do público da Nintendo // e...? 3. Eu preferia que tivessem crianças brincando com o 3DS no vídeo do que quem apareceu, ia ser muito simpático. // Mas E3 e Nintendo não são pra crianças. Quem assiste a E3 são pessoas como você, que por sinal É o público da Nintendo, não é verdade? [sarcasm off]
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