Mais uma daquelas notícias que só poderiam vir da China: O Ylmf, distro baseada no Ubuntu e que chupa copia rouba se inspira no visual do Windows XP chegou essa semana na versão 3.0, tendo como base a versão 10.04 do Ubuntu. O Ylmf surgiu primeiro como uma distro totalmente em Chinês, mas logo depois acabou ganhando uma versão em inglês.

Screenshot do YlmF. Qualquer semelhança é mera violação de copyright

A imagem acima (tirada do The Register) mostra uma tela da distro rodando, e é possível perceber que os autores se esforçaram em copiar todos os aspectos possíveis do Windows XP, usando um tema Luna muito parecido com o original. O gerenciador de janelas debaixo dessa monstruosidade, acredite se quiser, é o Gnome, exatamente o mesmo gerenciador de janelas do Ubuntu.

Em um primeiro momento pode parecer estranho uma distribuição Linux que copia inteiramente o Windows, mas uma solução dessas pode ser útil para usuários que não conseguem se adaptar facilmente a mudanças de sistema operacional. Por outro lado, o XP existe há pelo menos 10 anos, e desde então já tivemos o Vista e o Windows 7. Acho estranho focar tanto no visual de um sistema operacional com tanto tempo de vida.

O mais interessante é que até o momento a Microsoft não mostrou o menor interesse em processar os desenvolvedores ou impedir que Ylmf seja distribuido. Para quem quiser testar, o download pode ser feito no próprio site da distro.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Graveheart

Paulo Graveheart

Ex-redator

Paulo Henrique "Graveheart" é formado em Ciências da Computação e fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2010 e 2014, como redator. Participou da cobertura de lançamentos no mundo do desenvolvimento de software, PCs, mobile e games. Também tem experiência profissional como desenvolvedor full-stack e technical lead.

Relacionados