Mais uma daquelas notícias que só poderiam vir da China: O Ylmf, distro baseada no Ubuntu e que chupa copia rouba se inspira no visual do Windows XP chegou essa semana na versão 3.0, tendo como base a versão 10.04 do Ubuntu. O Ylmf surgiu primeiro como uma distro totalmente em Chinês, mas logo depois acabou ganhando uma versão em inglês.

Screenshot do YlmF. Qualquer semelhança é mera violação de copyright

A imagem acima (tirada do The Register) mostra uma tela da distro rodando, e é possível perceber que os autores se esforçaram em copiar todos os aspectos possíveis do Windows XP, usando um tema Luna muito parecido com o original. O gerenciador de janelas debaixo dessa monstruosidade, acredite se quiser, é o Gnome, exatamente o mesmo gerenciador de janelas do Ubuntu.

Em um primeiro momento pode parecer estranho uma distribuição Linux que copia inteiramente o Windows, mas uma solução dessas pode ser útil para usuários que não conseguem se adaptar facilmente a mudanças de sistema operacional. Por outro lado, o XP existe há pelo menos 10 anos, e desde então já tivemos o Vista e o Windows 7. Acho estranho focar tanto no visual de um sistema operacional com tanto tempo de vida.

O mais interessante é que até o momento a Microsoft não mostrou o menor interesse em processar os desenvolvedores ou impedir que Ylmf seja distribuido. Para quem quiser testar, o download pode ser feito no próprio site da distro.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Graper
É uma das distro que tem maior estabilidade, principalmente no meu PC. Até esta data o mesmo não teve travamentos. Quanto ao visual, é só mudar. O único problema é que esta distro não deixa remasterizar, gostaria de poder criar um Backup com o sistema como se faz no UBUNTU, mas o mesmo não deixa instalar o Backup ou a Distro criada com Remastersys ou outro aplicativo de Remasterização. Da erro na instalação. Quanto a distro (Nota 10) pela estabilidade.
roberto
porq? xp já ta tão ultrapaçado deviam imitar o 7
BrunoGall
Até a primeira ameaça da Microsoft /lalala
Jordan
Só prejudica a imagem do Ubuntu, q está cada vez mais bonita e prática.... mas azar pra Microsoft!
João Pedro C. Motta
Também tem o KDuXP que é um linux com a cara do windows xp também e criado por brasileiros..
@marcospulido
a minha eh wi-fi! =x
Rafael
Ah mentira, a impressora não é parte do computador? Então como é que tem um fiozinho que liga ela no Word e ela fica ligada nela pra poder imprimir??/ han han? explica? huashauahuhs
Rafael
Alguém já fez isso... http://en.wikipedia.org/wiki/Red_Flag_Linux
Alexandre Salau
Não perceberia até tentar abrir o Word, Excel ou a internet (leia-se IE). entendam que 95% do mundo não faz ideia do que seja um sistema operacional e imagina que impressora é parte do computador.
Alisson melo
Não acho isso uma má ideia. Aqui na cidade, nos locais públicos, é usado Linux Famelix, que parece ser muito bom. Acho isso mais uma jogada de marketing. Existem pessoas que nem sabem o que é Windows, Linux e Mac. Uma pessoa leiga, por exemplo, nem ia perceber a diferença.
Alisson melo
Lembrando que não é o Linux, é a Ylmf (uma empresa só). =)
Kadu
Pra usar um Linux com cara de Windows XP eu prefiro usar o próprio, que, por sinal, já tem um visual bastante cansado.
Hernani
A Microsoft não se incomoda porque sabe que não vai passar de visual, distros assim dificilmente chegam para o público "usuário"
Alexandre
Logo logo vao fazer com "mac style"...
Francis Rosário
Enquanto o Linux se manter nessa não vai para frente. Essas distros com tema XP like sempre são bombas.
Exibir mais comentários