A equipe de desenvolvimento do Chrome OS está trabalhando num misterioso recurso chamado Chromoting, que deverá fazer com que o novo sistema operacional do Google seja capaz de executar programas de outros computadores de maneira remota. A informação foi descoberta pelo site Register em um post no grupo de discussão dos engenheiros do gigante da web.

Em uma mensagem postada no site, o engenheiro Gary Kačmarčík (saúde!) afirma que o recurso deverá permitir que “além de ser uma excelente plataforma para rodar novas apps, o Chrome será capaz de acessar programas de outros PCs e rodá-los diretamente de seu browser”, completando que esta é uma declaração “oficial”.

Na prática, o recurso permitirá que o dispositivo com o Chrome OS instalado seja capaz de executar qualquer programa – de um editor de texto ao Photoshop – usando os recursos de processamento da máquina “servidora”, enquanto se limita apenas a exibir sua interface (o que o livra de gastar preciosas quantidades de carga de sua bateria com processamento, por exemplo).

De acordo com o especialista, seu funcionamento será “no estilo” do visto com o sistema de conexão remota dos programas da Microsoft, empresa que, aliás, Kačmarčík costumava trabalhar. Apesar de recursos como este há tempos não serem considerados uma novidade, a equipe responsável pelo Chrome OS afirma que sua grande sacada será a facilidade que deverão oferecer ao usuário.

Aos que gostaram da idéia, basta um pouco de paciência. Os primeiros gadgets com o Chrome OS deverão dar as caras nas prateleiras até o final deste ano.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
João Brunelli Moreno

João Brunelli Moreno

Ex-redator

Formado em comunicação e jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba, João Brunelli Moreno é redator, blogueiro, roteirista e produtor de conteúdo. Venceu mais de 100 prêmios de publicidade, incluindo o 40° Profissionais do Ano realizado em 2018. Foi autor no Tecnoblog entre 2009 e 2012 cobrindo assuntos relacionados a gadgets, computadores, Apple, Google, Microsoft, entre outros.

Relacionados