O Exposé é um daqueles recursos do Mac OS X que, depois que você acostuma, é difícil largar. E uma das funcionalidades mais bacanas dele, é a possibilidade de atribuir um comando específico aos cantos da tela, quando o sistema sentir a presença do ponteiro do mouse em uma das quatro extremidades, são os Cantos de Tela Ativos.

Você pode, por exemplo, atribuir ao canto superior esquerdo a funcionalidade de desligar o monitor do seu Mac. Não precisa clicar, sempre que levar o ponteiro do mouse pra lá o Exposé vai cuidar de apagar sua tela. Porém, quem usa isso no dia-a-dia e nunca ativou um canto de tela por acidente, que atire o primeiro mouse. 🙂

Seja indo clicar no Spotlight ou no ícone da maçã, quando menos esperamos o ponteiro foi lá para o canto e a funcionalidade acaba atrapalhando mais seu workflow do que sendo útil no final das contas.

Não tema! Existe uma forma de evitar isso, você pode atribuir junto a cada um dos cantos uma tecla modificadora. Dessa forma o Exposé só vai ativá-lo no conjunto “Atalho de teclado + Movimento do mouse”.

Indo nas Preferências do Sistema > Exposé e Spaces escolha a aba Exposé se não estiver ativa. Você vai encontrar os quatro cantos de tela prontinhos para serem personalizados.

Só que em vez de apenas escolher uma das opções na lista de comando de cada canto, você vai clicar normalmente para escolher uma opção e em seguida, com a lista aberta, vai pressionar uma das teclas modificadoras: Command, Option, Control ou Shift. Experimente até mesmo pressionar várias delas ao mesmo tempo, criando combinações como Command-Shift-Mesa.

No exemplo abaixo configurei para que o canto superior esquerdo mostre o Desktop, porém o comando do mouse só irá funcionar enquanto eu estiver pressionando Command, evitando assim os acidentes chatos.

Se ainda tem dúvidas dê uma conferida rápida no vídeo de 48 seg a seguir:

O mais engraçado é que descobri essa dica também por acidente. Pra mim foi digna de paramédicos no quesito “evitando desastres no seu workflow“.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

David
O Switcher para Windows Vista/7 funciona tão bem quanto o Exposé. É preciso configurar a aparência das janelas por ele até que fica igualzinho ao próprio Exposé do Mac. Uso o Switcher aqui há mais de 1 ano e simplesmente não sei mais o que é produtividade sem ele. Só fica engasgado se o computador for fraco.
@rafaeljamelao
Boa dica! Não sabia disso e acabava não usando pra não atrapalhar mais do que ajudar. Valeu.
João Pedro C. Motta
Usar no Windows não é tão bom quando usar em um Mac... hehe
Guilherme
se não me engano, o windows tem plugins para isso. =]
Guilherme
sempre uso isso no mac, muito útil. ˆˆ E quando vou utilizar um windows adivinha o que eu sempre faço? Claro, jogo o mouse para os cantos toda hora. Quem vê pensa que é retardado. =T
Thássius Veloso
A informação está correta.
Rodrigo Muniz
Acredito que o Aero do Windows 7 tenha uma coisa semelhante apenas para mostrar o Desktop, e é um botão que fica no canto direito da barra de tarefas. Mas uma maneira de reproduzir de forma semelhante a essa funcionalidade do Exposé eu não conheço.
@leonardo_freire
valew a ajuda, o lance principal que eu quero nem é o sistema das janelas e tal, é mesmo o lance dos " cantos " isso que eu sinto falta no windows, não sei se essa tal Switcher faz isso, vamos ver novamente valew a ajuda :)
himynameislima
Eu usarioa isso, se tivesse um mac =/
Thiago Mobilon
É possível que alguém tenha publicado o post acidentalmente e depois voltado ele para pending. Ele entra no feed instantaneamente...
Thiago Mobilon
Existe um programinha que faz isso: http://tecnoblog.net/1184/switcher-um-expose-like-para-windows-vista/ Claro que a performance não é a mesma (nem o visual, nem os recursos), mas quebra um galho.
tplayer
Tive um Dejavú, juro que vi esse post no feed do TB semana passada.
Thássius Veloso
Para visualizar tudo o que está rodando no sistema: WinKey + Tab.
RaphaelDDL
"Se eu tivesse um" [2] Ps.: provável eu comprar um semana que vem. É usado e de 2008 mas custa só mil pratas ;D
Luciano Vieira
Ótima dica!
Exibir mais comentários