A difícil situação da Foxconn, um dos maiores fornecedores de equipamentos tecnológicos do mundo, parece não ter fim. Já são incontáveis casos de funcionários que se suicidaram. Também já sabemos que – aparentemente – é comum esses funcionários serem tratados aos chutes e pontapés por vigias da empresa. Por fim, o próprio presidente da Foxconn já pediu desculpas pelas mortes.

Hoje foi a vez de Steve Jobs se manifestar.

Um leitor do MacStories encaminhou a seguinte mensagem, que faz parte de uma campanha em prol de tratamento decente no ambiente de trabalho, para Jobs:

Como muitos de vocês já devem saber, o iPad da Apple teve seu lançamento internacional nesse fim de semana. O que vocês não devem saber é que a fábrica que o produz, na China, tem sido ambiente de uma dúzia de suicídios de trabalhadores nos últimos meses.

Nós temos recebido pedidos de associações e ONGs de Hong Kong e Taiwan para iniciar uma grande campanha internacional que coloque pressão nos proprietários da fábrica – e na Apple – para que respondam por que isso está acontecendo, e para que permitam que os trabalhadores mantenham associações reais e independentes que os permitam negociar coletivamente. (…)

Steve, a Apple pode fazer melhor!”

Mais do que prontamente, Steve Jobs deu uma de suas legendárias respostas curtas e grossas, mas que costumam dizer bastante coisa (ou absolutamente nada). O CEO da Apple escreveu: “Ainda que todo suicídio seja trágico, as taxa de suicídios da Foxconn está bem abaixo da média na China. Chega disso”.

Em outras palavras, Jobs disse que a coisa está ruim, mas na verdade está boa, já que a quantidade de suicídios está abaixo do que é comum na China. Será que só eu vejo uma contradição nisso?

[Atualização às 14h40] De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, a taxa de suicídios na China é de 13,0 homens para cada 100 mil pessoas e de 14,8 mulheres para cada 100 mil pessoas. No Brasil, é de 6,6 para homens e 1,8 para mulheres.

Com informações: MacStories.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Bruno Gall
Isso porque não é ele =D
Jones
Normal, pessoas na nossa área são loucas.
[email protected]
Viva o dinheiro, morra os empregados, de fome, doença, etc... na maxima de qualquer capitalista fdp, pobre tem que morrer, 20a tem 2 milhões esperando, é como o trafico de drogas no Brasil, morre um infeliz pobre preto, analfabeto, e tem mais 50 crianças esperando para entrar no trafico, dirigir uma moto e carregar uma pistola, essa é a nossa realidade, agora quando forem comprar um iphone, ou outro celular desses, lembre que vc esta alimentando a industria da fome, na China
BraMax
hahahaha! Excelente! Mas o lance é o seguinte... se o filme "Piratas do Vale do Silício" não for muito exagerado, sabemos que o Jobs é tão ditatorial quanto as companhias chinesas com relação a seus empregados. Ele também deixava os caras trabalharem por horas absurdas, além de incentivar rixas e disputas entre times de desenvolvimento da empresa. Ou seja, não é lá muito diferente da Foxxcon, não tem porque ele achar que tem algo errado lá.
Hernani
Só eu achei o que ele disse absurdo? Meus empregados estão se suicidando, mas como está abaixo da média do país está tudo certo. OH FUCK!
Fabiano
There must be an app for that.
Fabiano
Ninguém pode se fazer de santo - nem nós - perante uma coisa dessas.
Breno Brito
o pacto com o chifrudão é claro.... 7 almas a cada 500milhões de gadgets vendidos.
Iremar Marinho
E este rapaz agora é consultor de suicídios!? Problema é ele também resolver se suicidar.
Allan
Ótimo isso, a imagem obscura da Apple: não é a sua vida que me interessa, mas o seu dinheiro!
@___felipemelo
Falar que tá tudo bem, não foram tantos suicídios assim, é simplesmente achar que a vida dos seres são só números mesmo. Mas o Steve Jobs sempre foi assim, sempre foi a favor de se trabalhar horas a fio sem descanso para que o trabalho saia perfeito. Este comentário não me surpreende. Só o considero infeliz.
Fabiano
Sei que empresários tem que se preocupar mais com números do que com outras coisas, mas isso foi insensibilidade demais? É esse o cara que a gente tanto admira???
Yuri
É extremamente difícil encontrar um emprego por lá. Ainda mais um que não trate o funcionário assim. Esses suicidios vem da cultura da China, de como as pessoas crescem por lá, como o sistema força os habitantes. O mesmo acontece no Japão, mas isso não é noticiado assim. O que eu não entendo na verdade é o porque de eles estarem fazendo caso disso, já que isso acontece com muito maior frequencia em outras empresas por lá.
@AntonioVeras
Depois de ver o filme, Piratas do Vale do Silício, não espero nada menos que isso do Steve Jobs. Recomendo.
Gabriel
O interessante é: Por que se suicidaram... , não seria mais facil sair da Empresa o.o,isso ta mais com cara de assassinato..
Exibir mais comentários