Todos já conhecem aquela velha história: “o iPhone não roda Flash”. E como Steve Jobs não está nem um pouquinho a fim de trazer plugin da Adobe à sua plataforma móvel, os desenvolvedores do Smokescreen resolveram trabalhar para mudar isso por conta própria. Eles criaram um tipo de um Flash Player sem o plugin, totalmente baseado em JavaScript e HTML5.

Através do Smokescreen, não é tão grande surpresa, arquivos em Flash rodam na maioria dos navegadores modernos — mais especificamente, testes foram bem-sucedidos no Firefox 3.6, Safari 4.0.5, Safari Mobile e Chrome 5 beta. O Flash player escrito em JavaScript ainda está em fase inicial de desenvolvimento, então podemos esperar melhoras, tanto em desempenho quanto em compatibilidade.


Agora a parte não-tão-animadora: segundo os desenvolvedores, o player em JavaScript é mais lento do que o plugin seria, então é melhor nem sonhar com vídeos e animações complexas: a meta deles para dispositivos móveis é de conseguir rodar anúncios publicitários em Flash mais simples (sim, pois ninguém mais consegue usar o iPhone sem sentir falta daqueles anúncios em Flash que pulam na frente da página tocando musiquinha…).

O Smokescreen será em breve liberado como um projeto de código aberto. Testei o player no iPad e posso dizer que funciona (capturas de tela abaixo), mas ainda não tem um desempenho perfeitamente fluído. No entanto as demonstrações apresentadas já estão em um nível suficientemente bom para acreditarmos no potencial do projeto. Abaixo, a galeria com as capturas de tela do iPad e um vídeo do Smokescreen em ação.


(vídeo no Vimeo)

Com informações: Engadget

Atualização | Foi só deixar a página do Smokescreen aberta no meu MacBook por alguns minutos para que o navegador começasse a demandar cada vez mais e mais do processador, a ponto de fazer as ventoinhas girarem com bastante barulho. Fechei a página do novo player de Flash baseado em JavaScript e rapidamente tudo voltou ao normal. Ou seja, a tecnologia para reproduzir conteúdo em Flash muda mas os problemas continuam os mesmos.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Juarez Lencioni Maccarini

Juarez Lencioni Maccarini

Ex-redator

Juarez Lencioni Maccarini é formado em engenharia de computação e trabalhou como autor no Tecnoblog entre 2009 e 2011. Durante sua passagem, produziu reviews e escreveu sobre jogos, softwares e inovação. Também colaborou com a redação do TechTudo (Editora Globo) cobrindo temas relacionados à tecnologia.

Relacionados