Privacidade, privacidade… Quem precisa dela, não é mesmo? O Facebook não se cansa de inventar novas formas de compartilhar tudo o que seus usuários publicam em toda a grande rede, sem conseguir o consentimento primeiro. Agora, é visto com maus olhos por quem acessa a rede social.

O mesmo acontece com o Google. Depois de revelar que havia colhido informações sobre redes Wi-Fi abertas e, mais tarde, também sobre dados de acesso de internautas sujas redes sem fio estivessem desprotegidas, agora a informação que temos é de que o Google mapeou todo o Reino Unido. Isso significa que, nas bases de dados do Google, há informações sobre as redes Wi-Fi quase que na sua totalidade.

As informações foram obtidas por meio de receptores de sinais aéreos presentes do carros do Google Street View, o serviço que fotografa ruas, avenidas e etc., para depois colocar mais informações no Google Maps.

De acordo com o jornal inglês Telegraph, o objetivo do Google é usar tais dados no Google Maps for Mobile, de modo a oferecer informações relevantes sobre cinemas, shoppings e outros pontos de interesse que estejam próximos ao usuário.

Não sei não, mas essa história muito me lembra quando o iPhone recebeu sua primeira atualização, em 2008 . À época, Steve Jobs disse que o aparelho usaria informações do Google e da empresa Skyhook Wireless para determinar a localização do usuário (no cas da Skyhook, com mapeamento de torres de celular). Não dá na mesma?

E para lembrar todos os elogios ditos na MacWorld 2008:

(vídeo do YouTube)

Com informações: Telegraph.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados