O Departamento de Justiça dos Estados Unidos está investigando a Apple por conta de acusações de práticas anticompetitivas e abuso de poder econômico em sua loja de músicas online iTunes Store.

De acordo com informações do jornal New York Times o órgão pretende analisar as táticas da empresa da maçã no mercado musical e até o momento as investigações “estão dando seus primeiros passos”, com os oficiais colhendo informações junto a gravadoras e outros serviços de música na web. A publicação afirma que a intenção do governo é investigar as acusações de que a Apple tem usado sua posição dominante do mercado de distribuição de música para persuardir artistas a se recusarem a fechar acordos com serviços concorrentes.

O estopim para o cerco foi uma matéria da revista Billboard publicada no último mês de março em que a Amazon afirmava enfrentar dificuldades para fechar acordos de promoção junto a gravadoras porque a Apple teria como política “punir” aqueles que fecham acordos com outros canais de distribuição na rede. Os castigos podem variar de ausência de propagandas a até mesmo exclusão de conteúdo da loja online.

“Se o Departamento de Justiça de envolver demais a Apple tem grandes chances de ter grandes problemas”, afirma Daniel L. Brown, advogado especializado em processos anti-truste ao NYT. “Sem conhecer exatamente quais são seus atos e práticas, é difícil estimar quão graves esses problemas serão mas provavelmente a Apple já têm consciência da gravidade da coisa”, completou.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Alan22amg
A Apple e um tipo de máfia da música!
Hernani
[2]
gsctt
Don't be evil Apple!
Fabiano
Apple?? Práticas anticompetitivas??? Juuuuura????
tplayer
Ele sempre teve, só que apenas agora que o povo começou a perceber.
Andrew
Tomara que consigam aplicar uma multa beeeem gorda na Apple!
tplayer
Finalmente a Apple começa a ser reconhecida por suas praticais desleais com concorrentes e consumidores. :)
Alexandre
Se o Bill Gates se safou de um monte de processos semelhantes, acho que isso pode nao dar em nada. Mas que é uma pura falta de sacanagem, é. :)
Pri
Gosto da Apple, mas ela tá merecendo isso faz tempo. Um pouco de humildade não faz mal a ninguém.
@kyabocru
Deu síndrome de Bill Gates no Jobs!? :#