A transmissão de vídeos na web é uma tarefa pesada. Exige tanto um bom servidor quanto uma conexão larga o bastante para aguentar a transmissão de vídeo. Mas esse último problema pode ter sido solucionado pela Adobe, que planeja implementar uma nova função na versão 10.1 do Flash: o uso de redes P2P.

Essa habilidade, que por enquanto leva o codenome Stratus, não estará habilitada por padrão. Ela deverá ser ativada pelo próprio usuário, similar ao jeito como certos sites pedem permissão de uso da webcam e do microfone através de um menu no Flash. Ao ser ativado, o Stratus irá gerenciar o tráfego entre players de Flash de vários usuários, diminuindo o carregamento do servidor original do vídeo. Ele poderá ser usado tanto para vídeos armazenados quanto para transmissões ao vivo.

Apesar da inovação parecer interessante, ela pode acarretar problemas para certos clientes de servidores de banda larga. Mais especificamente aqueles provedores que praticam traffic shaping em protocolos de P2P. Além disso, o controlador do servidor fazendo streaming de vídeo poderá também desativar completamente a transmissão para quem não aceitar o uso do protocolo P2P, o que pode deixar vários usuários admirando uma bela tela em branco.

Desenvolvedores interessados em testar esse novo sistema podem acessar esse link e descobrir como implementá-los nos seus aplicativos. A Adobe também planeja inserí-lo na versão 1.5 do Air.

Com informações: DownloadSquad.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Raphael
Dá para habilitar o p2p só para a rede local? Imagina uma empresa com duzias de maquinas, todo mundo assistindo o jogos da copa ao mesmo tempo. Não tem link que aguente. Acho promissor.
Fabiano
Hum... ficar dependendo dos usuários me parece ótimo para um plano B. Deixar só por conta disso pode acabar dando naquilo que a HP quer usar para alimentar datacenters! Sinceramente, eu não sei se eu deixaria o Stratus ligado no meu computador.
Alan22amg
Será q vai dar certo!?
Douglas
Essas funções são ótimas! Não se limita ao uso para vídeos, você pode criar uma central de jogos online e praticamente não ter carga alguma no servidor. Já fiz vários programas com essas funções. To esperando sair o Android 2.2 com AIR para fazer uns testes com isso ;-)
Hernani
Sinceramente não conheço uma provedora no Brasil que não pratique traffic shaping, eles afirmam que não o fazem, mas todos sabemos que sim
Juan Lourenço
O servidor que se vire pra aguentar, ele ganha (literalmente) pra isso. Tira a mão da minha internet!