Início / Arquivos / Brasil /

Brasileiro cria app para iPhone com informações sobre genéricos

Thássius Veloso

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Você está com um medicamento importante, receitado pelo médico, para ser tomado de tantas em tantas horas. No entanto, não consegue lembrar a periodicidade e também perdeu a bula. Você se desespera e toma o medicamento sem qualquer critério? Talvez pensando nessa situação, um desenvolvedor brasileiro criou um aplicativo para iPhone que cataloga todos os genéricos existentes.

Genéricos BR é o nome do aplicativo. De posse dele, o usuário pode consultar os mais variados genéricos em um banco de dados que fica offline e pode ser acessado mesmo quando não há uma conexão disponível. Seu criador, Marcos Gurgel (da Tapush), explicou-me que optou por fazer sua estreia na App Store com um aplicativo gratuito e de ampla abrangência, com predominância da exibição em vez da entrada de dados. Não é que funcionou?

Por ter trabalhado com clientes da área médica, Marcos optou pelos remédios genéricos. As informações são públicas, mas não eram disponibilizadas de uma forma interessante para o usuário final. Foi o que ele fez com o aplicativo, ao catalogar os medicamentos por nome e por substância.

Alguns desses remédios possuem apenas dados sobre disponibilidade no mercado, bem como os laboratórios que os fabricam. Outros – os mais importantes, aparentemente – contam com informações completas. Dentro do Genéricos BR, por exemplo, há a informação de que o Anafranil é um antidepressivo cujo princípio ativo é o cloridrato de clomipramina. O usuário ainda pode consultar para esse medicamento: interações, forma farmacêutica, posologia, efeitos adversos, contra-indicações, precauções e indicações.

Se os dados presentes no aplicativo não forem suficientes, o usuário ainda pode fazer uma busca diretamente no site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O desenvolvedor ressaltou que todas as informações do aplicativo são obtidas diretamente de bancos de dados da Anvisa, e portanto são padronizadas e avalizadas pela agência.

Download | Genéricos BR (iTunes)