Ao buscar qualquer coisa usando o Google, o item pesquisado é enviado como texto através da conexão do usuário. Isso quer dizer que, caso alguém esteja interceptando essa conexão, ela poderá ver ler sem problemas o que foi buscado. Mas não por muito tempo.

Uma frase no artigo do Google explicando a captura acidental de dados de pontos de acesso WiFi chamou a atenção do blogueiro Martin, do GHacks.net. A frase traduzida diz “No começo do ano nós criptografamos o Gmail para todos os usuários e na próxima semana vamos começar a oferecer uma versão criptografada da Busca do Google”.

Busca feita por um felino no Google

Com isso, as pesquisas feitas através do Google serão codificadas, se tornando assim impossíveis de serem descobertas por alguém capturando dados da conexão. Apenas o usuário fazendo a pesquisa e o computador do Google recebendo-a vão saber do que se trata. E como o post no blog oficial do Google foi publicado na sexta-feira passada, a ativação dessa nova característica deve acontecer já nessa semana.

Por enquanto, o endereço https://www.google.com (que seria a URL de busca já com protocolo de criptografia) ainda redireciona para a busca normal.

Isso certamente não redime o Google dos problemas de privacidade causados pelo carro do Street View. Mas ao menos é um passo interessante na direção certa.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Breno Brito
puff! fodas se alguém vai pegar o que to pesquisando no google...
Breno Brito
vc quis dizer: "joãozinho e a professora"?
gsctt
Hein... quando eu tento acessar https://www.google.com.br/ meu navegador exibe uma mensagem de erro de SSL. =S
gsctt
Você não confia no Google? Ele é tão bom. Pára de paranóia, eles só querem o seu bem. Não vê a quantidade de produtos disponibilizados gratuitamente? Quem faria isso senão porque têm um bom coração? Relaxe e confie. =P
Lucas
Você quis dizer: "i can has criptografia?"
Samir
Eu ainda acho que o Google é comandado pela Anna de V
Fabiano
Ninguém vai nos proteger do Google! Resistir é inútil!
Alisson Melo
Ta bom. Vamos ser protegidos de "alguém que esteja capturando dados da conexão". Agora, quem vai nos proteger do Google? Depois de coletar nossos dados sem querer, quer se desculpar? Sei.
Hernani
Esse tipo de coisas poderiam ser feitas antes de alguém começar o #mimimi não é mesmo?
Hernani
HAuHAUhaUAH disse tudo, vida privada na internet é algo que não existe.
Igor P.
...cant triforce
Alan22amg
Concordo com tplayer! ninguém tem privacidade na internet veio, eles invadem sites do Governo que "supostamente" são blindados!
Thio
Ah sim! Mas eu só quis fazer uma piadinha Google! =9
Alexandre
Isso dai é desculpa de terem 4 anos de dados do google street...
Juan Lourenço
Pois é.. a menos que você seja um agente infiltrado numa célula terrorista, o que pesquisa no Google deve ser bem insignificante para o mundo rsrs
Exibir mais comentários