O Froyo, nome dado à versão 2.2 do Android, ainda não foi lançado. Quando for, no entanto, vai trazer algumas novidades muito bacanas. Talvez a mais interessante delas – descoberta pelo TechCrunch – seja o tethering (ainda não conheço um bom termo em português para a função) absolutamente nativo.

Donos de aparelhos rodando o novo Android poderão transformar seus celulares em hotspots para compartilhar a conexão com a internet, mais ou menos como eu faço no meu Nokia E71, porém dependendo do aplicativo JoikuSpot. Essa ferramenta pode ser bastante útil para quem está numa loja da Starbucks, por exemplo, mas não quer pagar pelo acesso à rede da Vex presente na cafeteria.

Serão duas opções de compartilhamento de conexão. A primeira delas, o tethering por USB, vai permitir ao usuário ligar o celular ao notebook. Dessa forma, o dispositivo móvel tira proveito da bateria do notebook, enquanto que o usuário navega na internet por meio da rede de dados (preferencialmente 3G).

A segunda opção é criar um hotspot Wi-Fi. A conexão sem fio vai funcionar como qualquer Wi-Fi normal, só que será gerada a partir do aparelho com o sistema do Google instalado. Claro que, nesses casos, a bateria do aparelho não vai durar muito.

Escolha de forma de segurança garantida.

Escolha de forma de segurança garantida.

O problema que esse tipo de implementação no Android gera é a falta de compatibilidade com os aparelhos rodando Android que já estão no mercado. Muitos fabricantes – como a Sony Ericsson no Xperia X10 ou a Motorola no Backflip – ainda não liberaram atualizações para os aparelhos e nem sabemos se vão liberar.

No fim das contas, o Android está mais ou menos como o Windows Mobile/Windows Phone: melhor esperar para comprar um aparelho que já tenha as novidades que você quer, sem depender da boa vontade das fabricantes de liberar as atualizações de versão.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Paulo
Atualizações do meu n95 era a coisa mais fácil. Conectava no programa da nokia (que eu esqueci o nome) e ele identificava se havia uma versão mais nova disponível. Toda vez que houvesse ele instalava. Ou então vc poderia baixar a versão em um site e instalar vc mesmo. O coisa fácil. To querendo comprar um smartphone agora mas não consigo me decidir. só não quero um iphone (tive um por um curto período e achei ele muito travado - me achava um refém da apple). Gosto muito do que tenho lido do n900, mas parece meio esquecido. O N8 parece ser muito bom, com ótima câmera, multtoque, mas (além de não ter chegado ainda), não tem um SO bom como o n900. O android é bom mas o MAEMO me parece melhor. Contudo essa versão 2.2 promete, todavia ainda está por vir, DEUS sabe quando. Pensei no Milestone, bom preço, contudo pouca memória interna para instalar jogos. Enfim, tô nesse impasse. Não saberia quando poderia atualizá-lo pro 2.2. Tem um recurso no n900 que me faz querê-lo: transmissor de FM. Além do que ele vem com 32GB de memória, e saída de TV! Bah, ele eh muito bom. Pena que aki em Salvador não haja um único vendedor rsrsrs. Nem no mercado livre.
Alan22amg
Leva mau não Alexandre, mas atualização de Symbiam também tem esses mesmos problemas. Tive um N95 8gb e vendi por causa disso!
Alexandre
Essa google precisa aprender com a MS sobre versoes. A cada versao que lancam do Android, criam mais problemas de versoes do que solucoes propriamente ditas. O que adianta um SO poderoso assim se sua distribuicao é uma zona? O symbiam^3 tá aí e dando o que falar...
Alan22amg
Com a velocidade de nossas conexões 3G! nem vai valer a pena!
Rodrigo Fante
Excelente ferramenta, mas infelizmente como dito no artigo, a maioria não vai poder usar por incompatibilidade. Um custo a se pagar por usar um sistema livre.
Tiago César Oliveira
Complicado devido às customizações que cada fabricante pode operar...
Thássius Veloso
Esse tipo de opção deveria aparecer diretamente na tela do aparelho, sem interferência da fabricante.
tplayer
A cada dia que passa a situação de compatibilidade do Android fica mais preocupante, o Google errou feio nesse quesito.