A equipe de desenvolvimento da busca do Google – que não para quieta um minuto  – anunciou hoje uma série de implementações que prometem deixar a vida do usuário mais fácil. Trata-se de recursos que já vinham sendo testados no Google Squared. Se você é preguiçoso, as novidades são para você!

De acordo com a empresa, algumas pesquisas passarão a sugerir respostas logo no início, em negrito. A intenção do Google é fornecer fatos para consultas simples, curtas. Exemplo fornecido no blog do Google Busca, temos a pesquisa pela data de nascimento da atriz Catherine Zeta-Jones (catherine zeta-jones date of birth), que mostra exatamente o dia em que a artista internacional nasceu.

Abusadamente, testei o novo tipo de requisição de busca procurando pelo nascimento de ninguém menos que tio Bill Gates, arqui-inimigo do Google (ou seria Steve Jobs? Está aí uma briga boa). Veja abaixo o resultado de busca para bill gates date of birth (bill gates data de nascimento):

Data de nascimento de Bill Gates. Clique para ampliar.
Data de nascimento de Bill Gates. Clique para ampliar.

Aê, muito bem! A data está correta: 28 de outubro de 1955. O curioso dessa nova implementação é que o Google está ficando mais parecido com o Wolfram Alpha, um buscador que se assemelha bastante a uma ferramenta de cálculos matemáticos e informações disponibilizadas em bancos de dados públicos.

Fiz a mesma pesquisa no Wolfram e o resultado é praticamente o mesmo que o do Google, como você vê abaixo. A diferença é que o serviço encabeçado por Stephen Wolfram gosta de se exibir mostrando cálculos como o tempo de vida do magnânimo fundador da Microsoft.

Wolfram Alpha já acerta essa data faz tempo... Clique para ampliar.
Wolfram Alpha já acerta essa data faz tempo… Clique para ampliar.

Ou seja, é a prova de que o Google se inspira também na concorrência. Além de informações sobre aniversário, a equipe de desenvolvimento da busca garante que o serviço vai conseguir dizer o nome do primeiro ministro da Índia, quem inventou o telefone ou a data de lançamento de Homem de Ferro 2 (filme muito bom, por sinal).

Assim como tudo no Google, os resultados não são os mesmos para todos os usuários. Dependendo de como a sua busca está configurada, de onde você acessa, e por aí vai, você poderá ver ou não as sugestões para respostas. Mas tenha calma, pois os recursos apresentados hoje devem ficar disponíveis em todas as versões da busca do Google conforme o tempo vai passando.

Hummm… E não tenho informações sobre quando essa esperteza adicional da busca do Google vai estar disponível para pesquisas em português.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados