A equipe de desenvolvimento da busca do Google – que não para quieta um minuto – anunciou hoje uma série de implementações que prometem deixar a vida do usuário mais fácil. Trata-se de recursos que já vinham sendo testados no Google Squared. Se você é preguiçoso, as novidades são para você!

De acordo com a empresa, algumas pesquisas passarão a sugerir respostas logo no início, em negrito. A intenção do Google é fornecer fatos para consultas simples, curtas. Exemplo fornecido no blog do Google Busca, temos a pesquisa pela data de nascimento da atriz Catherine Zeta-Jones (catherine zeta-jones date of birth), que mostra exatamente o dia em que a artista internacional nasceu.

Abusadamente, testei o novo tipo de requisição de busca procurando pelo nascimento de ninguém menos que tio Bill Gates, arqui-inimigo do Google (ou seria Steve Jobs? Está aí uma briga boa). Veja abaixo o resultado de busca para bill gates date of birth (bill gates data de nascimento):

Data de nascimento de Bill Gates. Clique para ampliar.

Data de nascimento de Bill Gates. Clique para ampliar.

Aê, muito bem! A data está correta: 28 de outubro de 1955. O curioso dessa nova implementação é que o Google está ficando mais parecido com o Wolfram Alpha, um buscador que se assemelha bastante a uma ferramenta de cálculos matemáticos e informações disponibilizadas em bancos de dados públicos.

Fiz a mesma pesquisa no Wolfram e o resultado é praticamente o mesmo que o do Google, como você vê abaixo. A diferença é que o serviço encabeçado por Stephen Wolfram gosta de se exibir mostrando cálculos como o tempo de vida do magnânimo fundador da Microsoft.

Wolfram Alpha já acerta essa data faz tempo... Clique para ampliar.

Wolfram Alpha já acerta essa data faz tempo... Clique para ampliar.

Ou seja, é a prova de que o Google se inspira também na concorrência. Além de informações sobre aniversário, a equipe de desenvolvimento da busca garante que o serviço vai conseguir dizer o nome do primeiro ministro da Índia, quem inventou o telefone ou a data de lançamento de Homem de Ferro 2 (filme muito bom, por sinal).

Assim como tudo no Google, os resultados não são os mesmos para todos os usuários. Dependendo de como a sua busca está configurada, de onde você acessa, e por aí vai, você poderá ver ou não as sugestões para respostas. Mas tenha calma, pois os recursos apresentados hoje devem ficar disponíveis em todas as versões da busca do Google conforme o tempo vai passando.

Hummm… E não tenho informações sobre quando essa esperteza adicional da busca do Google vai estar disponível para pesquisas em português.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@imgirotto
Muito bom.
Micael
Ontem o caderno de informática da Folha deu uma nota muito parecida com esse post: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/informat/fr1205201017.htm
gsctt
Não, não tinha antes da reforma ortográfica.
Thássius Veloso
Que eu saiba, sempre teve.
Hernani
EM alguns minutos você estará recebendo um e-mail e no campo assunto estará: BETA TESTER FOR EVER
Hernani
O Wolfram Alpha tem um foco, o que facilita algumas buscas, o Google pesquisa tudo.
Rodrigo Fante
Na internet, na vida, politica, economia, nada se cria.. tudo se copia, se melhora... excelente recurso adicionado.
Alexandre
Esse artigo me faz lembrar de quando a internet comecou e só tinha o alta vista. Era terrivel procurar alguma coisa pois vinha resultados (ainda vem) nada a ver e a gente nao tinha as manhas de como procurar as coisas. Acho muito legal essa feature do google, deve economizar muito tempo tornando as buscas mais objetivas e fazendo o google ficar mais proximo de um "oraculo" mundial. interessante...
Alan22amg
Nexus one no Brasil!? acho que só de pois do lançamento do Nexus two ou do Iphone 4G!
Breno Brito
já tenho uma pergunta que dia chega o nexus one no brasil? (dia, data exata, não semestre, oka?) =D responde essa Google! \o/
Breno Brito
vc ia receber muitos emails, hahahaha! ia marcar todo como spam xD Enfim, coloca seu google em portugues, talvez resolva parcialmente o problema.
tplayer
Mas comigo chega a ser absurdo, toda hora estou em um beta sem pedir. Poderiam ao menos mandar um aviso por e-mail.
gsctt
Aprendi com este artigo que "aqui-inimigo" ganhou um hífen!
gsctt
Haha! Se o Google fosse pedir autorização aos usuários a cada vez que mexe em seus aplicativos ou no sistema de busca, passaríamos o tempo todo na web analisando os pedidos.
Tiago César oliveira
Muito legal.
Exibir mais comentários