Início / Arquivos / Aplicativos e Software /

Mandriva está à venda, diz site. Empresa nega [atualizado]

João Brunelli Moreno

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

O site DistroWatch informa que a Mandriva, empresa responsável pelo desenvolvimento da distribuição Linux de mesmo nome, está a venda. As informações dão conta de que a situação financeira da empresa “se deteriorou muito” no último ano e que mudança de controle parece ser sua única chance de salvação.

Até o momento duas empresas manifestaram interesse em salvar a empresa com seu rico dinheirinho. Uma delas é a Lightapp, empresa especializada em programas de computação de nuvem e a outra é a também francesa Linagora, conhecida por desenvolver programas de código aberto. De acordo com o site The Register o interesse desta última na compra da Mandriva acontece “por conta de sua posição estratégica dentro do mercado francês e mundial”.

Enquanto isso, a comunidade de programadores da distribuição parece estar “tranquila” com as possíveis mudanças de rumo que pintam no horizonte, e continuam seu trabalho normalmente.

Desde sua fundação, no distante ano de 1998, a Mandriva sempre conviveu com falta de dinheiro em caixa e ameças de falência, e uma mudança de comando pode ser fundamental para injetar capital para se ela possa investir em novos modelos de negócio. No Brasil suas operações são de responsabilidade da Conectiva Software.

[atualização 17h45] Através de sua assessoria de imprensa da Mandriva negou os rumores de que seria vendida. Arnaud Laprévote, CEO da empresa afirmou ao Tecnoblog que “Como muitas outras empresas, a Mandriva sofreu impactos durante a desaceleração econômica e aproveitou este período para desenvolver e melhorar os seus produtos (…) Discussões sobre novos investimentos na Mandriva não são novos, vêm acontecendo durante toda a vida da empresa, e ainda prosseguem em curso até hoje. Queremos enfatizar o fato de que a Mandriva não foi comprada por ninguém”.