O site DistroWatch informa que a Mandriva, empresa responsável pelo desenvolvimento da distribuição Linux de mesmo nome, está a venda. As informações dão conta de que a situação financeira da empresa “se deteriorou muito” no último ano e que mudança de controle parece ser sua única chance de salvação.

Até o momento duas empresas manifestaram interesse em salvar a empresa com seu rico dinheirinho. Uma delas é a Lightapp, empresa especializada em programas de computação de nuvem e a outra é a também francesa Linagora, conhecida por desenvolver programas de código aberto. De acordo com o site The Register o interesse desta última na compra da Mandriva acontece “por conta de sua posição estratégica dentro do mercado francês e mundial”.

Enquanto isso, a comunidade de programadores da distribuição parece estar “tranquila” com as possíveis mudanças de rumo que pintam no horizonte, e continuam seu trabalho normalmente.

Desde sua fundação, no distante ano de 1998, a Mandriva sempre conviveu com falta de dinheiro em caixa e ameças de falência, e uma mudança de comando pode ser fundamental para injetar capital para se ela possa investir em novos modelos de negócio. No Brasil suas operações são de responsabilidade da Conectiva Software.

[atualização 17h45] Através de sua assessoria de imprensa da Mandriva negou os rumores de que seria vendida. Arnaud Laprévote, CEO da empresa afirmou ao Tecnoblog que “Como muitas outras empresas, a Mandriva sofreu impactos durante a desaceleração econômica e aproveitou este período para desenvolver e melhorar os seus produtos (…) Discussões sobre novos investimentos na Mandriva não são novos, vêm acontecendo durante toda a vida da empresa, e ainda prosseguem em curso até hoje. Queremos enfatizar o fato de que a Mandriva não foi comprada por ninguém”.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

João
De nada.
Henrique Picanço
Mais o que iriam fazer com ela? O Google está fazendo o Chrome OS com Canonical/Ubuntu, e a Apple está muito feliz com seus SO fechado para machintosh(?)...
Rafael
QUE ATUALIZAÇÃO IMPORTANTE! OBRIGADO TECNOBLOG / JOÃO!
@DrikaAnschau
Agora atualizado! Até onde eu sabia era isso mesmo! Busca por investimentos são sempre boas opções de fazer a empresa crescer né?! Tomara que isso dê bons resultados, pois nós também saímos ganhando com esses investimentos. São melhorias contínuas na distribuição que facilitam nossas vidas =)
Luciano Vieira
Será que o Google ou a Apple não querem comprá-la? kkk
Rafael
Espero que a distribuição não morra, ela é minha favorita dentre as que eu já testei até hoje (Mandriva, SUSE, Fedora, um Debian que rodava Live e o Kubuntu que não consegui abrir)...
tplayer
Creio que a Conectiva com ajuda de capital da Positivo possa tentar a compra.
Alexandre
Informacoes na internet, voce conhece , voce desconfia.
Tiago César Oliveira
Ou seja, abertura de capital...
@albert_dark
Que bom. seria mesmo uma pena uma distro com tanta qualidade fechar as portas.
@DrikaAnschau
Trabalho em uma empresa de TI que é uma das responsáveis por realizar treinamentos da Mandriva. Recebemos informações diretas da Mandriva de Curitiba de que a mesma não está sendo vendida e sim está com uma parte de suas ações à venda, disponível para investimento. Informaram também que haverá um posicionamento da equipe do marketing, direto da unidade francesa se posicionando a respeito até o final desta semana. Estes "rumores" sobre possível falência da Empresa até onde estamos sabendo são de fontes duvidosas, como ex-funcionários "frustrados".
@albert_dark
WTF?. Gostava tanto desta distro, o mandriva é meu sistema padrão, e é uma pena ver algo assim acontecer. mas acredito que os desenvolvedores ao redor do mundo continuará os rpm's para ele, (mesmo que a empresa responsável morra de vez).