O site DistroWatch informa que a Mandriva, empresa responsável pelo desenvolvimento da distribuição Linux de mesmo nome, está a venda. As informações dão conta de que a situação financeira da empresa “se deteriorou muito” no último ano e que mudança de controle parece ser sua única chance de salvação.

Até o momento duas empresas manifestaram interesse em salvar a empresa com seu rico dinheirinho. Uma delas é a Lightapp, empresa especializada em programas de computação de nuvem e a outra é a também francesa Linagora, conhecida por desenvolver programas de código aberto. De acordo com o site The Register o interesse desta última na compra da Mandriva acontece “por conta de sua posição estratégica dentro do mercado francês e mundial”.


Enquanto isso, a comunidade de programadores da distribuição parece estar “tranquila” com as possíveis mudanças de rumo que pintam no horizonte, e continuam seu trabalho normalmente.

Desde sua fundação, no distante ano de 1998, a Mandriva sempre conviveu com falta de dinheiro em caixa e ameças de falência, e uma mudança de comando pode ser fundamental para injetar capital para se ela possa investir em novos modelos de negócio. No Brasil suas operações são de responsabilidade da Conectiva Software.

[atualização 17h45] Através de sua assessoria de imprensa da Mandriva negou os rumores de que seria vendida. Arnaud Laprévote, CEO da empresa afirmou ao Tecnoblog que “Como muitas outras empresas, a Mandriva sofreu impactos durante a desaceleração econômica e aproveitou este período para desenvolver e melhorar os seus produtos (…) Discussões sobre novos investimentos na Mandriva não são novos, vêm acontecendo durante toda a vida da empresa, e ainda prosseguem em curso até hoje. Queremos enfatizar o fato de que a Mandriva não foi comprada por ninguém”.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
João Brunelli Moreno

João Brunelli Moreno

Ex-redator

Formado em comunicação e jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba, João Brunelli Moreno é redator, blogueiro, roteirista e produtor de conteúdo. Venceu mais de 100 prêmios de publicidade, incluindo o 40° Profissionais do Ano realizado em 2018. Foi autor no Tecnoblog entre 2009 e 2012 cobrindo assuntos relacionados a gadgets, computadores, Apple, Google, Microsoft, entre outros.

Relacionados