"Hey, menino, sai desse computador!"

Durante um discurso para cerca de mil alunos da universidade de Hampton, nos EUA, Barack Obama expressou sua preocupação ao que chama de “obsessão por entretenimento” da atual geração, o que afirma prejudicar na formação de cidadãos conscientes.

De acordo com o presidente, a grande oferta de gadgets e conteúdo que distraem milhões todos os dias pode ser danosa até mesmo para o futuro do país.

“Com iPads, iPod, Xboxes e Playstations – que nenhum de nós sabe exatamente como funciona – a informação se transformou em uma distração, diversão, e não em uma ferramenta de fortalecimento e emancipação”, afirmou. “Tudo isso apenas coloca mais pressões sobre vocês, sobre nosso país e até mesmo sobre nossa democracia”, lembrando que a educação é fundamental neste momento de “mudanças radicais”.

Obama recomendou aos graduandos que procurem informações em “blogs, televisão e programas de rádio” e que a atual geração faça o possível para “servir de modelo para os mais jovens”. “Falando sério, até as idéias mais loucas rapidamente podem ganhar força e se tornarem realidade. Eu mesmo tive experiências com isso”, disse em referência à recente aprovação de um sistema público de saúde no país.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Hernani
Não entendo, por muito anos a política do pão e circo foi repassada a tarefa a televisão, e bom pelo que entendi agora a culpa é dos consoles e produtos da Apple? Vindo de um presidente é estranho ouvir isso
jrk
Uma verdade inconveniente. abs
Alisson melo
Realmente. Eu passo mais tempo jogando do que fazendo qualquer outra coisa. Infelizmente, não vou parar. =)
Lorenzo F.
Não concordo com a afirmação. Até mesmo porque, acredito que a informação se transformar em diversão, não seja ruim (pelo contrário, pode ser até muito bom)!
Luccas Florencio
Bom se ele falou disso com certeza ele deve ter dados que o fizeram falar isso... ele tem razão os jovens gastam muito tempo com essas porcarias, eu ja passei da fase que jogava muito, mas agora passou...acho que é uma fase...apenas...eu acho ...
Tiago César Oliveira
Pura verdade! Aqui no Brasil esse conceito de alienação pode ser aplicado a diversos gêneros musicais também, hehehe
Fabiano
Eu acho que o Obama tem muuuuuitos problemas pra resolver, em vez de vir dar uma de titio moralista e reclamar de eletrônicos. Tipo, o sistema de saúde do pais dele!
Rafael
A manchete parece 'the sun' ou qualquer coisa do tipo. Mas na realidade o que ele diz eu concordo em partes. É o que eu costumo chamar de consumir sem digerir. Que fazemos cada vez mais.
Rodrigo Fante
Eu concordo com a afirmação que os jovens passam tempo demais com coisas inúteis, mas isso não é fenômeno recente, sempre existiu, de forma diferente.
Luciano Vieira
Acho que o título não é o mais adequado, mas segue o estilo jornalístico mesmo. Ao mesmo tempo, acho que esse processo é irreversível, na medida em que a humanidade jamais retrocederá no ritmo frenético da informação. Eu acredito que os governantes (e os políticos no geral) têm medo do potencial de mobilização social que a informação móvel e a diversão em rede trazem. Ninguém quer perder o monopólio do controle do povo.
@albert_dark
Mas enfim vivemos em uma geração praticamente alienada em tecnologia, se isso é mau... em partes sim; Mas acredito que na velocidade que as idéias navegam na internet e que a informação chega as pessoas, isso contribui com a democracia de certa forma, o usuário é quem não busca a informação. A tecnologia não causa ignorância nas pessoas, as pessoas que geralmente são ignorantes perante a tecnologia.
Thiago Bordignon
True story... precisamos de diversão mas temos que pensar no futuro tbm! :D Venho tentado iniciar um projetinho solo nas noites vagas mas elas vivem sendo preenchidas por muito video game e séries! 1° passo: admitir o vício... 2º passo: subjulga-lo :D
@albert_dark
Ao menos ele ainda não disse que Games e coisas afins transformam crianças em psicopatas(ainda); Eu como um gamer digo, não sei exatamente como funciona o psx, ps2 e ps3, mas a "democracia" atual conheço menos ainda, ela em si já é uma ameaça a real democracia que ao meu ver não existe.
Alexandre
Concordo que a manchete da outra impressao mesmo. Acho que as diversoes eletronicas sao e serao os maiores fatores para a diminuicao da producao no mundo. Existe a preocupacao com a proxima geracao, que hoje passam mais tempo com diversoes eletronicas do que com atividades mais saudaveis como brincar na rua e andar de bicicleta. Esse assunto é complicado, delicado e de ordem governamental.
@Vinicius_K
Concordo em parte com ele. Existe tanta distração hoje em dia que facilmente as pessoas tornam-se alienadas em relação ao que não é de seu interesse. Política então nem se fala, é sempre muito chato. Se não há disciplina, não há progresso. E uma das coisas que mais falta hoje em dia, é disciplina. Falta tempo para tudo, menos para entretenimento.
Exibir mais comentários