A história vem desde outubro, mas agora faltam poucos meses para que o Google comece a enfrentar a Apple em mais um campo de batalha. Está previsto para junho, no máximo julho, o lançamento do Google Editions, um serviço de venda de livros em formato digital que muito lembra a iBookstore por trás do iPad.

A informação foi dada pela gerente de desenvolvimento de parceiros estratégicos da companhia, Chris Palma, durante uma conferência voltada para o mercado editorial. O nome do painel foi The Book On Google: Is The Future Of Publishing In The Cloud? (O livro no Google: o futuro da publicação está na nuvem? , em tradução livre), o que já sugere bastante do que está por vir.

Além da Apple, o Google também vai concorrer com a Amazon, que tem uma loja de e-books bastante forte graças ao Kindle, e com a Barnes & Noble, que lançou o próprio leitor de livros virtuais, chamado de Nook.

Os livros – em tese – ficarão disponíveis para várias plataformas e dispositivos, garantindo que o Google tenha acesso a um amplo mercado consumidor. 63% da receita obtida com a venda dos livros irão para as editoras; o resto será abocanhado pela empresa de Eric Schmidt.

Google Editions também estará na web. Uma versão para navegador permitirá que o usuário leia os livros comprados diretamente no computador, e com direito a leitura offline (haverá um cache para as páginas do livro). Cerca de 500 mil livros estarão disponíveis para compra no lançamento do serviço.

Com informações: Fox News, PC World.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados