Donos de blogs, podem comemorar! (Nós aqui no TB já estamos.) O Twitter confirmou que vai lançar uma nova ferramenta que permitirá inserir tweets dentro de posts de forma “embutida”, assim como já podemos fazer com vídeos do YouTube e alguns reprodutores de músicas facilmente encontráveis na interwebs.

Antes disso, quem quisesse incluir um tweet como citação em um post teria que fazer a publicação em forma de texto ou tirar uma captura de tela e inserir manualmente no texto. Com a novidade, os tweets embutidos ficarão mais ou menos assim:

Tweet "embutido" em um site. Clique para ampliar.

A ideia do Twitter é ter uma forma padrozinada de inserção de tweets em páginas da internet. Fica mais fácil para o editor que faz essa inclusão, pois não terá trabalho formatando o tweet para o site nem fazendo capturas de tela.

“Mas a verdade, é claro, é que que uma imagem copiada de um tweet é meio que um hack. Nós temos uma alternativa simples a propor.”

Claro que não podemos descartar a hipótese deles fazerem isso para, mais tarde, usar os tweets embutidos para entregar outro tipo de conteúdo. Nunca se sabe… A novidade deve chegar ainda hoje.

[Atualização às 15h45] O recurso saiu! Chama-se Blackbird Pie e já está fora do ar. Acessando o página, o usuário vai poder colar a URL de um tweet e receber de volta a versão embutida da postagem, para colocar no próprio site.

Fica assim:

um maluco usou QUATROCENTOS overlords em partida de StarCraft 2 como distração. FODA. http://migre.me/BIX1less than a minute ago via web

São sete linhas de código. Ao contrário do que a gente imaginava, o conteúdo completo do tweey está no código-fonte, de modo que mesmo se a pessoa apagar aquela postagem, continuará aparecendo no post. Teste com o tweet acima, ele foi apagado.

Com informações do Guardian, Mashable. Nota: traduzi “embedded” como “embutido”, mas “embarcado” é outra acepção possível.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Bruno Rodrigues
Como eu pego o URL de um tweet?
Hernani
Muito bom, mas já uso um add-on que faz isso, quebra um galhão
RaphaelDDL
Nem gostei. O link (se tiver) no twitt não é tratado para ser target="_blank", entao ao clicar, perde-se a página em que você estava navegando.
João Henrique
Já está fora do ar?
Breno Brito
Eu vou com o Alexandre... forcei aqui [e muito] mas n entendi pra q isso serve o0 Alguém desenha por favor =D
Cab
O problema é que a embedada fica horrível no feed. =| Mas ei, já é um começo. =D
tplayer
Boa novidade, mas um tanto trabalhoso. Sorte que logo surge um plugin para wordpress que converter automaticamente os links de tweets postados dentro do texto.
Thiago Mobilon
Fato. Deveriam gerar um javascript pra substituir a linha, então, e guardar o html no servidor deles...
Thássius Veloso
Está capenga.
Rafael Silva
Corrigido, valeu! o/
Tiago César Oliveira
De acordo! Fora que pelo menos por enquanto o serviço parece estar baleiando... Aliás, alí no texto está escrito "[Atualização às 15h45] O recurso saiu! Chama-se Blackbird Pie e já está fora do ar. Acessando o página"(...) Está correto isso, já está fora do ar?
Micael
Ficaria bom se o Wordpress não destruísse o CSS.
Juan Lourenço
Se o tweet inteiro está no código do embedded qualquer um pode editar o que está escrito e adeus confiabilidade que esse tipo de função poderia trazer.
Alexandre
To ficando velho, nao compreendi como isso funciona, tambem nao sou muito intimo do twitter, acho que vou ter que aprender na pratica :)
Juarez Lencioni Maccarini
Olha só… Essa eu nunca tinha ouvido… Gostei bastante! :D
Exibir mais comentários