Depois de comprar o serviço de streaming de música Lala e fechá-lo (aconteceu na sexta-feira), a Apple já estaria trabalhando em uma versão do iTunes baseada na web. No entanto, fontes da indústria musical afirmam que a companhia de Steve Jobs ainda está longe de oferecer qualquer coisa parecida com um iTunes acessível via navegador (Safari, de preferência).

Gravadoras já estariam conversando com a Apple, embora o progresso seja considerado como “preliminar”, para sermos bastante positivos. O olho grande dos executivos das gravadoras é por conta da possibilidade de cobrar a mais pelas canções, uma vez que seriam para “múltiplos usos”.

A principal função desse iTunes localizado na nuvem é permitir que donos de iPhones, iPods Touch e iPads ouçam músicas nos aparelhos, mesmo que elas não estejam fisicamente armazenadas em seus discos rígidos. Com isso, qualquer dispositivo móvel da Apple estaria a um toque de distância de qualquer música da biblioteca virtual do iTunes (são milhões de canções).

Ainda haveria a possibilidade da empresa de Jobs passar a oferecer um serviço de música por assinatura, no qual o cliente pagaria um valor mensal para ter o streaming de quantas músicas quiser (assim como a Microsoft já faz).

No entanto, não foram poucas as vezes em que Jobs afirmou que o modelo de aluguel funciona para filmes (porque “a maioria de nós assiste filmes uma vez, talvez algumas vezes”), mas não é o ideal para músicas (“nós escutamos nossas músicas preferidas milhares de vezes durante a vida”).

[ipodnn]

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Alexandre
concordo com jobs que alugar musica é um grande fail.
Rafael
Quem disse que será "Safari, de preferência"? Acredito que a Apple esteja muito preocupada com padrões abertos então fazer algo que só funcionaria bem no Safari seria UMA SENHORA CONTRADIÇÃO ao bloqueio do Flash nas plataformas da empresa. Além disso porque fazer o iTunes para web se vai implicar na instalação de outro produto Apple? O objetivo desse provável iTunes web deveria ser o acesso justamente por quem não usa o Safari ou seria perda de tempo e dinheiro em desenvolvimento.
tplayer
Qualquer coisa que elimine a necessidade de usar a versão desktop do iTunes é bem vinda.