Essa Valve anda bem malandra. Depois de um longo período de vai-não-vai da plataforma de games Steam para Mac OS, a empresa finalmente anunciou que os donos de computadores da Maçã poderiam aproveitar o melhor do mundo dos jogos numa plataforma segura e com compra fácil de novos títulos. A estreia do Steam para Mac está marcada para 12 de maio.

Pois bem, agora os rumores são de que a companhia estaria trabalhando para portar a Steam para mais um sistema operacional. O Linux seria a próxima parada da locomotiva Valve, que teve partida no Windows e recentemente fez sua primeira pausa na 1 Infinite Loop, em Cupertino.

Conforme você pode ver nas imagens abaixo, ainda há muito trabalho para ser feito. O modo visual dos jogos é inexistente – ou pelo menos é isso o que as capturas de tela indicam -, mas a janela de renderização funciona a pleno vapor.

Janela de render do Steam no Linux. Clique para ampliar.

Janela de render do Steam no Linux. Clique para ampliar.

Teste foi feito no Ubuntu. Clique para ampliar.

Teste foi feito no Ubuntu. Clique para ampliar.

As imagens foram obtidas em primeira mão pelo site Phoronix, que nesse momento desfruta o sucesso mundial tomando um cafezinho (ou seja, os servidores não aguentaram a pressão).

Reza a lenda que ainda falta bastante para que um cliente da Steam para Linux seja oficializado. E aí, se animou para jogar Left 4 Dead 2 no seu recém-baixado Ubuntu 10.04 Lucid Lynx?

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Eddy Leme
Não acho muito provável, mas se for lançado, com certeza a Steam vai lucrar o dobro de dinheiro. xD
DeathCrawler
Foi mal, é que eu tô acompanhando tudo muito de perto, Forum do Phoronix, IRC e sempre conversando por lá. Eu estou muito envolvido nisso, desculpe.
joao
calma DeathCrawler haeuhae
joao
Fala isso pra esses caras ^^ http://2dboy.com/2009/10/26/pay-what-you-want-birthday-sale-wrap-up/
Alexandre
Jogos pra linux? fico pensando o quao fail é isso, uma vez que existe uma quantidade infima de usuarios linux... Xbox rulez ><
Thássius Veloso
Dessa vez o comentario foi aprovado, mas na próxima eu peço que mantenha a discussão sem agressões verbais. Atenciosamente, a direção. :P
DeathCrawler
Tem certas pessoas que defecam pela boca, literalmente. Ficam duvidando de coisas COMPROVADAS. http://img249.imageshack.us/img249/6982/capturadetela1k.png http://www.youtube.com/watch?v=VPWEX23osn0 Mimimimimi, é montagem! É montagem.
Breno Brito
Vai ser Nice *.* E com esta vamos ver se o pessoal anima em desenvolver pro Linux, nem que sejam aqueles jogos menos famosos... porém, os melhores... os indies/casuais da vida, como Braid, Cogs, Obulis, Misadventures....
joao
Questionável no sentido de margem de erro, visto que eles não tem como calcular o mundo todo, de todo modo, alguns sites que fazem as mesmas pesquisas via logs de outros dizem 2%, outros 1,5%, netaplications diz 1,05% por exemplo, é esse questionável que quis dizer, então é errado dizer que existe convictamente exatamente os 1% por exemplo, não estou dizendo que o mesmo é 10% , que beira ao absurdo, sabemos que não o é, porém como as pesquisas desses sites são baseados em outros, e não no impraticável planeta inteiro, não há como saber com exatidão, a margem de erro pode ser relativa, tanto acima, quanto abaixo, podem ter só 0,4% talvez :P Quanto as vendas, concordo com você, e inclusive falo a colegas que para um jogo por exemplo vender bem no linux, ele tem que ser BOM, pois no windows devido ao grande marketshare até jogo ruim vende, nem que seja abaixo do esperado, mas vende. Portando já estão, disso não há duvida, qualquer um que se preze a baixar o cliente e souber analizar vai concluir isso, a questão aqui que muitos andam levantando é se o mesmo vai sair oficialmente, isso ainda não dá realmente para se ter certeza. Quanto a ser bonzinhos, eu não creio, isso é raro, ainda mais vindo de uma desenvolvedora de jogos, eles devem estar no mínimo atendendo a vontade dos clientes digamos, visto que o tanto de gente que tem no fórum deles a muito tempo pedindo versoes mac e linux do mesmo é enorme, o maya não suporta linux por bondade :P, de todo modo, sendo bonzinhos ou não, se o mesmo for lançado vo criar minha primeira conta lá ^^ []s
Rodrigo Fante
Questionável? está cheio de pesquisas comprovando isso, pode questionar a vontade, desde que usando argumentos, mostrando uma pesquisa confiável que contrarie as demais. Vender muito de 1 jogo/aplicativo é facil, quero ver manter um nível de venda altos para vários jogos e aplicativos, o que até o iPhone faz. Agora sobre a imagem ser falsa, não sei, podem estar portando mesmo para parecerem bonzinhos, afinal, a maioria dos usuários Linux que gosta de jogos tem um dual boot com windows pra jogar.
joao
sorry então, me enganei hehe :)
joao
Creio que deve ser o mesmo esquema do mac, você não terá que comprar denovo um jogo que já tenha e que o mesmo tenha um port pra linux, porém ouvi dizer que isso só é garantido nos jogos da valve, nos dois casos, mac e linux, e que o mesmo em outros jogos vai depender das outras desenvolvedoras se vão querer aderir o mesmo esquema.
Thássius Veloso
Boa pergunta.
Thássius Veloso
Censura? O máximo que aconteceu foi outro comentário seu entrar como spam por causa da URL. Nós não fazemos censura.
joao
1- esse 1% é questionável 2- entre no blog da 2dboy e veja o que esse "1%" faz, o world of goo( aquele do Wii ) é digamos um "sucesso de vendas" levando em conta o market share questionável de 1%, e inclusive no dia do "pague quanto quiser" os usuarios de linux foram os que pagaram mais, basta ver os gráficos da desenvolvedora http://2dboy.com/2009/10/26/pay-what-you-want-birthday-sale-wrap-up/ , sendo que 17% das vendas naquele dia foram para versões linux, muitos não usam linux por que é de graça, mas sim porque lhe atendem melhor, e estão dispostos, assim como eu, a pagar por algo. 3- a imagem não é falsa, tem varias screens no forum se quiser ver, além de que há passos lá para você conseguir o mesmo resultado caso queira testar, e se quiser baixar o cliente fique a vontade: http://store.steampowered.com/public/client/steam_client_linux ps: espero que não tenha censura dessa vez :P
Exibir mais comentários