Como bloquear a sua webcam [macOS e PC]

Aprenda a como bloquear sua webcam em seu Mac ou PC com Windows, tanto via software, quanto com soluções externas físicas

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 1 ano
webcam do MacBook / bloquear webcam

Bloquear a webcam de um computador, seja ele um Mac ou PC, não é uma tarefa tão complicada. Há maneiras de desativar o periférico diretamente nas configurações do sistema operacional, com aplicativos de terceiros ou até mesmo com soluções externas e pequenas gambiarras. Veja como bloquear sua webcam no macOS e no PC (Windows).

Como bloquear a sua webcam

Há várias formas de bloquear a webcam: via software ou meios físicos externos.

No Windows 10

O Windows 10 possui controles finos que permitem desligar a câmera, o microfone e outros periféricos facilmente. Faça o seguinte:

Microsoft / Windows 10 / bloquear webcam
  1. Clique em “Iniciar”, “Configurações” (o ícone da engrenagem);
  2. Clique em “Privacidade” e depois em “Câmera”, na lateral esquerda;
  3. Em “Permitir que os aplicativos acessem sua câmera”, clique na chave e deixe em “desativado”;
  4. Se preferir selecionar os apps que podem usar a câmera, deixe a chave em “ativado”, role a tela e desligue ou ligue as chaves de cada software instalado no Windows 10.

E pronto.

No macOS

O macOS não possui um recurso nativo para bloquear a webcam de um MacBook ou iMac, mas é possível usar programas de terceiros para isso. Um dos mais simples é o OverSight, um software de código aberto capaz de bloquear a câmera e o microfone.

OverSight / bloquear webcam
  1. Acesse objective-see.com, baixe e instale o OverSight;
  2. O programa passará a ser executado junto com o macOS (um ícone de guarda-chuva aparecerá na Barra de Tarefas), monitorando o uso do microfone e webcam;
  3. Sempre que um app tentar usar um dos dois, uma notificação será exibida e o usuário poderá permitir ou bloquear seu uso;
  4. Clique em “block” para bloquear o uso;
OverSight / bloquear webcam
  1. Caso o usuário clique em “allow” para realmente usar a webcam, o OverSight perguntará se ele deve sempre permitir o uso para aquele programa;
  2. Clique em “Yes, Always”, para autorizar definitivamente o app, ou em “Just Once”, para permitir só uma vez, e perguntar de novo no próximo uso.

E pronto.

Outras soluções

Existem outras formas de bloquear a webcam de um notebook Windows, MacBook ou iMac, que envolvem alterações físicas. Uma das mais clássicas, simples e baratas é:

A da fita isolante.

3 things about this photo of Zuck:

Camera covered with tape
Mic jack covered with tape
Email client is Thunderbird pic.twitter.com/vdQlF7RjQt

— Chris Olson (@topherolson) June 21, 2016

O método de escolha de Mark Zuckerberg (casa de ferreiro, espeto de pau) consiste em apenas cobrir a webcam e o microfone com um pedaço de fita isolante, que embora não seja lá muito elegante, cumpre seu propósito.

Outra maneira de bloquear a webcam é usando capas plásticas com slide, que permitem serem deslizadas para o lado quando o usuário quiser fazer uma videoconferência. Há versões de tais acessórios voltados inclusive para smartphones.

Você encontra as capas em casas de eletrônicos e acessórios de computador, já a fita isolante pode ser comprada em qualquer loja de materiais de construção.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre macOS na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Canal Exclusivo

Relacionados