Apesar de toda a briga entre Apple e Adobe e de Steve Jobs ter reclamado que o Flash é o maior responsável por travamentos no Mac (o que, por sinal, a experiência pessoal deste redator confirma), a Adobe lançou um novo beta do Flash Player para Mac (batizado de “Gala”) que se aproveita de recursos recentemente liberados aos desenvolvedores para melhor sua performance.

Leia mais:

O grande diferencial dessa nova versão é ser capaz de fazer a decodificação de vídeos em Flash utilizando H.264 diretamente pelo hardware da placa de vídeo,liberando assim a CPU de uma grande sobrecarga.

Nem todo Mac poderá se beneficiar deste novo recurso, porém. É preciso que o sistema operacional tenha sido atualizado para a última versão disponível — Mac OS X 10.6.3, a primeira a incluir o framework necessário para a aceleração por hardware — e que o Mac esteja equipado com uma placa de vídeo da NVIDIA dos modelos GeForce 9400M, GeForce 320M ou GeForce GT 330M — basicamente qualquer MacBook, iMac ou Mac Mini comprado desde 2009.

A nova funcionalidade está prevista para fazer parte do próximo release do Flash Player 10.1, que está disponível em versão Release Candidate e deve ter sua versão final liberada ainda neste semestre. Quem quiser testar a versão beta do Gala pode fazer o download neste link. Mas faça isso por sua própria conta e risco, essa ainda é uma versão bastante imatura e pode tanto tanto melhorar quanto piorar o desempenho do Flash em seu Mac. (Mas se testar, nos conte nos comentários como foi! ;))

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Sr. Sem Papo
A Adobe devia é parar de cheirar o rabo da Apple..... e largar ela de novo.. a Adobe ajuda muito a Apple se a Apple não quer ela que se fere. A adobe devia lançar um super plugin.. e deixar a Apple de fora :D
Fael
Se eu usar o chrome eu consigo perceber essa melhoria ou somente no safari ? ... pq eu to usando o chrome e nao senti diferenca nenhuma..rsrs alguem sabe me dizer...vlws ae!
tplayer
Fazer dar kernel panic quando sempre que abrir uma página.
Luciano
Nem vou instalar então...
Alexandre
Ué, achei que tinha ficado de mal com a Apple... pelo jeito foi só na linha iPod/phone/pad...
Hernani
Isso é o medo da Apple deixar o Flash de lado
Hernani
HUAhAUaHAuAHUA ia dizer isso mesmo
Edmundo Junior
Aqui melhorou bastante também (MacBook Pro Unibody Late 2009), parou de esquentar e nem mexe mais na CPU. Ainda não vi nenhum bug, mas acho que é porque sou sortudo :D
Fábio
Esse Gala melhorou e bem a performance do Flash no Mac mas por outro lado gera bugs no Finder, Dock e congela o Safari ... pelo menos eu tive este problema ...
Fábio
Mas o Flash já é uma bomba nos macs ...
Tiago César Oliveira
E só Deus sabe quanto tempo mais durará essa briga...
Daniel Sarsi Orta
Melhorou, e muito. Os vídeos carregam mais rápido, rodam lisinho, o Mac não esquenta tanto… ótimo
tplayer
A Adobe deveria fazer um flash player "bomba" que travasse todos os macs só por vingança. [/eviltplayer] Bacana ver que o problemático player está recebendo retoques no OS X.