Início » Arquivos » Celular » Kit de conexão com câmera do iPad permite usar a USB para mais que fotos e vídeos

Kit de conexão com câmera do iPad permite usar a USB para mais que fotos e vídeos

Avatar Por
iPad com teclado USB. (IntoMobile)

Mockup de iPad com teclado USB (InsideMobile)

Uma das reclamações mais comuns entre os que criticaram o iPad logo que foi anunciado era “ele não tem porta USB!”. Aí veio o iPad Camera Connection Kit, que permite que uma câmera fotográfica seja conectada diretamente ao tablet para ter suas fotos e vídeos baixados. O kit é composto por um adaptador com entrada para cartão SD e outro com entrada USB. Acontece que, ao ser testado este último, novas possibilidades de conectividade acabaram sendo descobertas.

Descobriu-se que headsets USB (os conjuntos de fone de ouvido com microfone) não só funcionam, como proporcionam chamadas de grande qualidade através de programas como o Skype. Além disso, foi notado que interfaces de audio profissional que não necessitam de drivers específicos também funcionam com o iPad via USB.

E não é só o audio que funciona através do kit de conexão com câmera. Até a compatibilidade do acessório com teclados USB já foi relatada. Assim quem quer levar a digitação a sério no iPad não precisaria investir em um teclado Bluetooth, caso já tenha um USB.

É sempre bom lembrar que nenhuma dessas novas funcionalidades descobertas tem suporte oficial, e qualquer uma delas pode muito bem parar de funcionar sem aviso prévio em qualquer atualização do sistema operacional. Ainda assim, é difícil imaginar que isso tudo tenha acontecido completamente por acaso e que todas as compatibilidades verificadas tenham sido apenas sorte e coincidência.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Gabriela Tourão
Eu gostaria de saber se funciona conectar um modem 3G USB, se a conexão com a internet do modem seria possível através desse adaptador de câmera USB! Por favor, eu gostaria muito de uma resposta.
@leonardoBazico
Ainda acho que foi implementado essa funcionalidade no periodo de testes do iOS onde ainda não estaria pronto a interface touchscreen... quando lançaram o produto acabaram não retirando a funcionalidade, isso pode acontecer normalmente num desenvolvimento de sistemas. Alguém já testou com iPhone?
M Café
Deve ser porque a Apple já considera USB ultrapassado, já que a mesma já lançou Firewire 800 que trafega dados mais de 8x mais rápido que USB e até a Thunderbolt (criada pela Intel em parceria com a Apple) que chega a 10Gb por segundo...
Regina Dias
Mas se for plugado o cabo USB, que vem com o iPad, a um modem 3G (com emenda fêmea-fêmea)conecta-se à Internet? Ou não?
Isa Costa
Gente, Ponto para as duas últimas observações. Aos azedos Alfredo e Alexandre, um lição importante: PCs, computadores MAC, smartfones, celulares comuns, tablets, PDAs são ferramentas. Cada uma delas tem funções para as quais são melhores e algumas para as quais não são tão boas ou mesmo não servem de jeito nenhum. Exemplo: pode-se cortar a madeira com facão, com serra, com machado, com serrote. Cada uma deles corta a madeira de um jeito. Somo nós que decidimos qual a ferramenta adequada para cortar a madeira para o que precisamos.
Marcello
Ahã. Certo. Tá bom. E aí? Já acordou?
Marcello
Concordo. Tenho um e não me arrependo. O notebook fica no escritório agora.
Vilton
QUEM FICA CRITICANDO O IPAD E PQ NÃO PODE COMPRAR UM, POR FAVOR ! E UM PRODUTO DE ALTA TECNOLOGIA, TEM ME SERVIDO MUITO BEM!
Juarez Lencioni Maccarini
Computadores só sabem seguir ordens, nada mais. Eles só sabem fazer o que o programador ensinou, exatamente como ele ensinou, passo-a-passo. É por isso que eu duvido que isso tenha acontecido por acaso, um sistema operacional nunca tem uma funcionalidade a mais por acaso. Pode até ser que ela tenha sido implementada para algum outro tipo de adaptador USB e tenha acabado funcionado nesse também, aí até vai. Mas fora isso, não dá pra acreditar em coincidência.
Marcos Filipe
Acho que deve ser uma falha no sistema, creio que a apple quando atualizar o sistema para suportar novos idiomas vai aproveitar e corrige-lo, mas espero que os usuários elogiem a Apple,. mostrem satisfação, talvez eles nem retirem a função usb. Ou talvez nem uma falha seja, talvez um iGift que a apple quis dar....
Alexandre
Ainda tenho pra mim que puseram no mercado um porduto inacabado, como que um roduto de vanguarda nao tem portas USB??? um padrao que a propria apple fomentou... instigante. iFail
Hernani
Ia salientar isso, muitos irão procurar e por uma atualização será bloqueado.
tplayer
Creio que a Apple pensou que ninguém iria perder tempo criando um adaptador, logo acabou deixando os recursos lá. Aposto uma bala que em pouco tempo isso será bloqueado e só funcionará com um adaptador oficial que custa U$ 50,00.
Alfredo Roletudo
IPad já saiu de moda, comprei 3 já, um pra mim, outro pro meu cachorro e outro pra minha empregada