Delcídio Amaral (PT/MS), pai da ideia. (Foto: Moreira Mariz/Ag Senado)

Delcídio Amaral (PT/MS), pai da ideia. (Foto: Moreira Mariz/Ag Senado)

Se você ainda não tem uma conta de e-mail, agora é a hora certa para gritar CORRÃO!* Parece brincadeira, mas os nossos senadores estão arrumando mais problema para os internautas brasileiros. Um projeto de lei de autoria do senador Delcídio Amaral, do PT de Mato Grosso do Sul, prevê que os seguintes dados sejam informados na hora de criar uma nova conta de e-mail – seja ela paga ou gratuita:

  • Nome completo;
  • Endereço residencial;
  • Número da carteira de identidade (RG) com órgão expedidor e data de expedição;
  • Número do CPF.

Pouca coisa, não? No caso das empresas, seria necessário informar razão social, endereço completo e CNPJ.

O PL 279/03 foi proposto em 2003 e passou pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte , onde teve parecer favorável. O próximo passo é chegar à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde todos esperamos que seja barrada.

Caso seja aprovado, o projeto transforma os provedores de e-mail em corresponsáveis pelas contas. Caberá a eles verificar a autenticidade dos dados do usuário e também fornecer extrato de trocas de mensagens quando determinado pela justiça (mas parece que o conteúdo dos e-mails não será revelado).

A pergunta que não quer calar: como vão obrigar o GMX, provedor de acesso alemão, a cobrar meus dados cadastrais brasileiros caso eu decida abrir uma conta de e-mail lá? Só para exemplificar o que Suas Excelências estão inventando.

Com informações: Agência Senado e Exame.

*O Tecnoblog sabe que o correto, de acordo com a norma culta, é “corram!”. 😉

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

toso51
Só que faltava mesmos... É muito sem serviço este político que inventou esta péssima idéia.
Tiago César Oliveira
Opa, arranja uns cupons de desconto aí pra galera!
Tiago César Oliveira
Você me deu uma ideia... Vamos plantar uma caixa dessas no senado!
Bruno Gall
Gente só digo uma coisa para essa lei #FAIL, mesmo que o Gmail fosse coberto pelo Brasil hoje em dia ter os Geradores de CPF ou seja a pessoa irá colocar endereço falso e CPF falso e derrubar a lei deles agora eles só querem ferrar agente não?
Nicholas Pufal
Não entendo como isso ajudaria em algo. Quem é malandrão, vai ser tosco o suficiente para promover crimes virtuais com o e-mail que tem seu CPF e dados pessoais? Aliás, vou além, é até pior. Aí um malandro rouba teu e-mail, usa proxys, e de repente sobra pra ti... Isso só complica mais ainda... Sério, absurdo, como já comentaram. Os caras não tem mais o que fazer né... Não é à toa que todos os sistemas públicos são uma porcaria. O investimento "inteligente" na área de tecnologia é mínimo no nosso país, infelizmente :(
Iasbeck
Mas Brian, foi o que Andrei e o tplayer disse, não há necessidade de ter um Email para mandar spam, logo essa lei não vai influenciar em nada. No máximo ela vai atrapalhar os provedores brasileiros, porque sua maioria faria um email apenas se fosse obrigatorio, tipo... Provedores de internet como oi, globo, etc... ou para trabalho. Fora isso, a galera vai correr para os Provedores de email de fora, que ja são populares sem essa lei como Gmail, Hotmail, etc...
Vitor
Um grande ROFL para o governo brasileiro....
tplayer
Não dê ideia. Não dê ideia.
tplayer
Mas isso eu já tenho, logo a gratuidade do e-mail não é um dos benificos que a lei nos trara.
Tiago Celestino
Se já é fácil conseguir dados de usuários, imagine com essas informações na mão dos "bandidos" do senado. Só rindo viu.
Rafael Avelino
Ajudaria a diminuir os crimes na web já que todos estariam devidamente cadastrados,mais acho isso uma desculpa para monitorar tudo que fazemos na web já que eles localizaram pelo nosso email,pilantras!!rsrs Como diria meu tio Vai Caçar Marido!!rsrs Não tem o que fazer vai pensar em algo que melhore o brasil concerteza se tiver filho enm consegue controla-los e teve esta brilhante ideia numa discussão com os bacuris!!!!kkk
Xexell
Nada mais do que justo, isso facilita em investigações criminais.
Tiago César Oliveira
Conhecimento de política demais e tecnologia de menos dá nisso...
Oscar
Tinha que ser idéia de jerico de alguém dos Petralhas! ôh cambada de políticos pelegos, imbecis, com mania de controlar tudo e todos, como é feito na China, em Cuba e na Venezuela do Grande Chapolim Colorado que atende pela alcunha de "Chaves". Esse projeto prova mais uma vez, o desconhecimento total por parte dessa cambada de imprestáveis que são nossos senadores, em especial os do PT, do que é a internet.
Alisson melo
Isso vai ajudar os Hackers a ter mais informações sobre nós. Não acho isso uma boa idéia, poderiam fazer algo que realmente melhoraria a nossa segurança.
Exibir mais comentários