O desenvolvimento do Chrome OS, o sistema operacional baseado em Linux do Google, continua a pleno vapor. Hoje a empresa de Mountain View revelou um dos recursos que o sistema terá no futuro: o Google Cloud Print. Trata-se de uma solução para gerenciamento de impressões que vai ser amplamente dependente da conexão com a internet (em outras palavras, fará uso do cloud computing).

Esquema de funcionamento do Google Cloud Print.

Esquema de funcionamento do Google Cloud Print.

Para o Google, a criação do Google Cloud Print soluciona um problema muito evidente: gadgets recentes não têm como imprimir arquivos. Normalmente seria preciso instalar o driver da impressora em questão no equipamento, mas isso não é possível. Como resultado, temos um dispositivo capado, sem esse tipo de função.

Com o Google Cloud Print, os aplicativos (no exemplo do Google: Calendar, Gmail, Chrome e Google Voice) poderão enviar comandos de impressão para a nuvem. Os servidores do Google (vulgo “a nuvem”) receberiam tais informações e lidariam com as impressoras na outra ponta da cadeia.

“Em vez de depender do sistema operacional local (ou drivers) para imprimir, aplicativos podem usar o Google Cloud Print para enviar e gerenciar trabalhos de impressão”, escreveu Mike Jazayeri, gerente de produtos de grupo.

A pergunta que não quer calar: será que, com isso, finalmente teremos uma forma de imprimir documentos criados em um iPad sem ter que exportar o arquivo e abrir em um computador “normal”? Enquanto isso não acontece, donos do aparelho terão que se contentar com o método aggressive de impressão

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Hernani
Sério que existe pessoas que imprimem ainda?
Philipe Cardoso
Ainda vou testar.. Se realmente funcionar como dizem vai ser algo realmente fantástico, usar a impressora de casa e podendo imprimir do iPhone por exemplo.. Na rua.. E otimo para adiantar um trabalho.
tplayer
Se analisarmos os últimos laçamentos do Google(Nexus One, Buzz, Wave) da para dizer que o google não sabe mais o que faz.
Alisson melo
Ainda não estou satisfeito com esse sistema da Google. Não entendo necas dos novos recursos implementado em "Nuvens" sem usar driver ou disco internos. Na minha opinião, isso não passa de uma bobagem.
Arimathéia
A Apple está ditando a tecnologia. O Google é que segue na cola na grande maioria dos casos.
João Henrique
Resta Esperar!
João
Ainda acho o Chrome OS redundante frente ao Android. Mas o Google deve saber o que faz, ao contrário de mim.
VinceBZ
Será que agora a maçã arruma uma forma de imprimir para que seus usuários não dependam de uma ferramenta do Google, ou como foi dito o metoro aggressive