Início / Arquivos / Aplicativos e Software /

Chrome OS terá impressão sem fio de arquivos

Thássius Veloso

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

O desenvolvimento do Chrome OS, o sistema operacional baseado em Linux do Google, continua a pleno vapor. Hoje a empresa de Mountain View revelou um dos recursos que o sistema terá no futuro: o Google Cloud Print. Trata-se de uma solução para gerenciamento de impressões que vai ser amplamente dependente da conexão com a internet (em outras palavras, fará uso do cloud computing).

Esquema de funcionamento do Google Cloud Print.

Esquema de funcionamento do Google Cloud Print.

Para o Google, a criação do Google Cloud Print soluciona um problema muito evidente: gadgets recentes não têm como imprimir arquivos. Normalmente seria preciso instalar o driver da impressora em questão no equipamento, mas isso não é possível. Como resultado, temos um dispositivo capado, sem esse tipo de função.

Com o Google Cloud Print, os aplicativos (no exemplo do Google: Calendar, Gmail, Chrome e Google Voice) poderão enviar comandos de impressão para a nuvem. Os servidores do Google (vulgo “a nuvem”) receberiam tais informações e lidariam com as impressoras na outra ponta da cadeia.

“Em vez de depender do sistema operacional local (ou drivers) para imprimir, aplicativos podem usar o Google Cloud Print para enviar e gerenciar trabalhos de impressão”, escreveu Mike Jazayeri, gerente de produtos de grupo.

A pergunta que não quer calar: será que, com isso, finalmente teremos uma forma de imprimir documentos criados em um iPad sem ter que exportar o arquivo e abrir em um computador “normal”? Enquanto isso não acontece, donos do aparelho terão que se contentar com o método aggressive de impressão