Início » Arquivos » Demais assuntos » O polêmico Google Web Accelerator

O polêmico Google Web Accelerator

Thiago Mobilon Por

logo.gif O mais recente aplicativo lançado pelo Google vem gerando muita polêmica no mundo da internet. Polêmicas geradas pela política de privacidade, onde explicitamente o software cita que serão gerados diversos logs de todas as páginas que você visita, e esses logs serão enviados para um servidor do Google, contendo informações pessoais ou não.

Mas, a maior expeculação em cima deste simples aplicativo é a forma com que ele supostamente faz as páginas serem carregadas mais rápidas. E é aí que mora a audácia do Google!

Quando uma página é carregada, pacotes de mensagens passam por milhares de kilômetros de fios, por satélites, hubs, roteadores, enfim, tudo isso em questão de milisegundos, até que o computador que requisitou a página comece a recebê-la diretamente do servidor de onde a mesma se encontra hospedada.

Quando uma página é carregada com o Google Web Accelerator, o caminho percorrido é totalmente refeito, de forma que o seu micro faz a requisição aos computadores do Google, que por sua vez carregam a página que você pediu, a armazenam em cache para depois lhe enviarem a mesma.

É isso mesmo que você leu! Na verdade, este aplicativo faz com que os servidores do Google acabem se tornando um proxy para a sua conexão, e à partir daí, adeus privacidade!

Mas o ponto mais crítico nesta história não fica na privacidade, e sim no monopólio. É isso mesmo, o monopólio do deus Google.

O uso deste software em massa no mundo implicará na queda de uma liberdade chamada internet. Mais que isso, também implicará em uma inibição de dados estatísticos reais aos webmasters e publicitários, isso sem contar que minimizará a diferença entre servidores de grande e pequeno porte.

É só imaginar, seria como se você estivesse navegando por trás de um proxy, este sevidor proxy estará armazenando todas as páginas carregadas por todos os usuários do mundo em cache, e só terá de puxar do servidor original as partes do site que foram atualizadas. Ao mesmo tempo, um log com tudo o que você acessa está sendo salvo nestes mesmos servidores do Google.

Para nós webmasters, perderíamos total controle sobre quem chega ao nosso site, de onde veio e etc. Tudo o que veríamos em nossos logs estatísticos seria Google Bot, este mesmo estaria representando todos os usuários que acessaram sua página, e ao mesmo tempo, os computadores do Google Search, os computadores do Google Accelerator e etc.

Dá pra imaginar o tamanho da ambição de uma empresa ao querer que a internet gire em torno dela? 😕

Você pode baixar o Google Web Accelerator neste link.
Deixe sua opinião, o que você leitor tem a dizer sobre isso?

Ps.: o Google Web Accelerator estava ativado em meu browser enquanto eu escrevia este artigo. Não consegui postar, e não consegui criar novas páginas no sistema, quando eu tentei fazê-lo recebi uma mensagem de erro.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Wilker Azevedo
"A internet girar em torno do google..." ehehe, cara!!! essa é a palavra certa ehehe. Não discriminei tanto a ferramenta, mas do ponto de vista estatístico isso vai atrapalhar bastante. Sem falar no "monopólio de tráfego". Deus Google! Outro termo bem ao pé da letra kkkk.
O'Marin
Olhando pelo lado do desenvolvedor essa ferramenta iria atrapalhar muito. Esqueci de colocar isso no post anterior.
tmobilon
é verdade, tem razão quando diz respeito a liberdade de cada um usar o que quiser. Mas e quanto a liberdade dos websites, que perderão todo o controle sobre suas estatísticas?
O'Marin
Usa isso quem quer, todo software existe a EULA se o usuário não ler o problema é dele, principalmente se ele amar a privacidade dele. Com certeza absoluta não é uma ferramenta que promete acelerar a sua navegação que irá trar sua liberdade, até porque o ganho deve ser irrisório. :/ Eu estou usuando o Google Browser Sync, ele sabe complementa tudo que faço na web, e adorei sua funcionalidade de sincronizar o meu Firefox do trabalho com o de casa. A única opção que não ativei dele foi a de sincronizar senhas salvas.