Lembra das Solar Roadways? Uma ideia semelhante foi colocada em prática na França: uma pequena vila de 3.400 habitantes na Normandia ganhou nesta quarta-feira (21) a primeira estrada do mundo com painel solar, capaz de gerar energia elétrica para abastecer a rede de iluminação pública da região.

O trecho com painel solar tem 1 km de extensão e custou 5 milhões de euros (aproximadamente R$ 17 milhões). Mais de 2.000 motoristas devem passar pela Wattway todos os dias, e a tecnologia será testada pelos próximos dois anos para verificar se realmente é viável. A ministra da ecologia, Ségolène Royal, diz que um dos planos é construir 1 km de painéis solares a cada 1.000 km de estradas francesas.

Nem todo mundo gostou da ideia: segundo o The Guardian, os Países Baixos fizeram um projeto parecido em 2014, só que em ciclovias. O painel solar tem 70 metros de extensão e gerou 3.000 kWh, o que é suficiente para abastecer uma casa familiar durante um ano. O problema é que o projeto custou 3 milhões de euros (o equivalente a R$ 10 milhões). Com todo esse dinheiro, seria possível pagar 520.000 kWh de energia.

Os motivos da rejeição são simples. Primeiro, a tecnologia é cara demais: os painéis solares precisam ser mais resistentes para que milhares de bicicletas, carros ou até caminhões passem diariamente sem danificá-los. A estrada solar da Normandia é coberta com uma resina contendo folhas finas de silício, o que teoricamente permite o trânsito de caminhões de mais de 3.500 kg.

Além disso, justamente por estarem no chão, sem possibilidade de mudança de angulação para acompanhar o movimento do sol, esses painéis solares geram 30% menos energia do que se estivessem num telhado — mesmo custando bem mais. No caso da pequena vila francesa, a situação é ainda pior porque há apenas 44 dias de sol forte durante o ano (contra 170 em Marselha, por exemplo).

É um belo avanço, mas talvez a tecnologia tenha que melhorar muito para ser realmente interessante.

Tecnocast 016 – Pane no sistema

O Brasil passou por uma situação nada simples no setor energético, que se agravou por conta de uma crise hídrica, política e econômica. Neste episódio conversamos sobre como chegamos aqui e citamos alternativas de energias renováveis.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados