Em outubro, a TIM prometeu cobrir 1.000 cidades com tecnologia 4G até o final do ano. Parecia um número surreal, visto que a operadora tinha pouco mais de 600 municípios atendidos até aquele momento. Mas a promessa foi cumprida: Fernando de Noronha é a milésima cidade da operadora a contar com rede LTE.

A meta segue ousada para o próximo ano: a operadora espera completar 2.000 cidades com a cobertura. Isso significa dobrar a quantidade de municípios atendidos em apenas um ano, cobrindo mais de 90% da população com internet móvel de alta velocidade. A operadora também espera chegar a 2.800 cidades com cobertura 3G até o final deste ano, o que é algo extremamente difícil considerando que em novembro a operadora possuía 2.012 municípios cobertos, de acordo com o Teleco.

Em Fernando de Noronha, o esforço para a cobertura foi ainda maior: a ilha não possui conexão de fibra ótica, restringindo a comunicação a satélites. Para entregar velocidade e latência, a TIM passou a usar satélites de média órbita, que estão mais próximos da Terra (8.000 km de distância). Antes, a operadora usava satélite geoestacionário, que entregava velocidade de até 100 Kb/s e latência de 600 ms. Com a novidade, a latência média passa a ser de 180 ms, e a operadora consegue entregar velocidades de até 30 Mb/s no 4G.

Para viabilizar essa cobertura, a operadora está fazendo um intenso refarming da frequência 2G, ou seja, desabilitando parte do espectro ocioso da tecnologia antiga para a ativação de antenas 4G. Embora a principal frequência adotada para o LTE no Brasil seja de 2.600 MHz, usar 1.800 MHz é uma abordagem inteligente por se tratar de uma frequência menor e permitir mais penetração de sinal.

Com o desligamento da TV analógica, a frequência de 700 MHz também deverá ser liberada. Em comunicado à imprensa, o CTO da operadora Leonardo Capdeville informou que a penetração de sinal em 700 MHz é até 12 vezes maior do que na frequência de 2.600 MHz. Com o mesmo número de antenas será possível atender a uma região muito maior, acelerando o plano de cobertura da operadora.

Enquanto isso, as outras operadoras permanecem longe da TIM. Com base em dados de novembro, a Claro possui 383 municípios cobertos, a Vivo segue com 244 cidades e, a Oi, com 147. Em cobertura 3G, a Vivo mantém a liderança com 3.651 cidades atendidas, enquanto a Claro cobre 2.999, a TIM fica com 2.012 e, a Oi, 1.198.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Canal Exclusivo

Relacionados