Em outubro, a TIM prometeu cobrir 1.000 cidades com tecnologia 4G até o final do ano. Parecia um número surreal, visto que a operadora tinha pouco mais de 600 municípios atendidos até aquele momento. Mas a promessa foi cumprida: Fernando de Noronha é a milésima cidade da operadora a contar com rede LTE.

antena-torre-celular-erb-nextel

A meta segue ousada para o próximo ano: a operadora espera completar 2.000 cidades com a cobertura. Isso significa dobrar a quantidade de municípios atendidos em apenas um ano, cobrindo mais de 90% da população com internet móvel de alta velocidade. A operadora também espera chegar a 2.800 cidades com cobertura 3G até o final deste ano, o que é algo extremamente difícil considerando que em novembro a operadora possuía 2.012 municípios cobertos, de acordo com o Teleco.

Em Fernando de Noronha, o esforço para a cobertura foi ainda maior: a ilha não possui conexão de fibra ótica, restringindo a comunicação a satélites. Para entregar velocidade e latência, a TIM passou a usar satélites de média órbita, que estão mais próximos da Terra (8.000 km de distância). Antes, a operadora usava satélite geoestacionário, que entregava velocidade de até 100 Kb/s e latência de 600 ms. Com a novidade, a latência média passa a ser de 180 ms, e a operadora consegue entregar velocidades de até 30 Mb/s no 4G.

Para viabilizar essa cobertura, a operadora está fazendo um intenso refarming da frequência 2G, ou seja, desabilitando parte do espectro ocioso da tecnologia antiga para a ativação de antenas 4G. Embora a principal frequência adotada para o LTE no Brasil seja de 2.600 MHz, usar 1.800 MHz é uma abordagem inteligente por se tratar de uma frequência menor e permitir mais penetração de sinal.

Com o desligamento da TV analógica, a frequência de 700 MHz também deverá ser liberada. Em comunicado à imprensa, o CTO da operadora Leonardo Capdeville informou que a penetração de sinal em 700 MHz é até 12 vezes maior do que na frequência de 2.600 MHz. Com o mesmo número de antenas será possível atender a uma região muito maior, acelerando o plano de cobertura da operadora.

Enquanto isso, as outras operadoras permanecem longe da TIM. Com base em dados de novembro, a Claro possui 383 municípios cobertos, a Vivo segue com 244 cidades e, a Oi, com 147. Em cobertura 3G, a Vivo mantém a liderança com 3.651 cidades atendidas, enquanto a Claro cobre 2.999, a TIM fica com 2.012 e, a Oi, 1.198.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Charles Luiz

Diferença alguma. Com o Beta eu já cheguei a medir mais de 40 MB em cidades vizinhas e 30 MB aqui na minha. Prefiro o Beta por questão de preço. Quanto aos serviços, Beta e PÓS são ótimos, muita internet e ligações pra outras operadoras. A TIM satisfaz as minhas necessidades.

Leonardo Lima
Bacana... Tu sentes alguma diferença de velocidade quanto ao plano antigo? E tu sentia alguma preferência na rede com relação ao plano pós de antes?
Charles Luiz
Sou TIM Beta. Antes do Beta eu tinha o Plano Pós 5GB
Leonardo Lima

Massa. Qual é seu plano?

Charles Luiz

Aqui na região Sul Fluminense quase todas as cidades possuem cobertura 4G da TIM e até seus distritos, grande maioria com pouca população. No estado do Rio e de SP, a operadora está investindo forte no 4G e isso é legal. Já tive Vivo e Oi e não gostei. estava com a Claro até mês passado, fui cliente por mais de 8 anos e usando a TIM como 2ª opção (ou terceira) há 5 anos e agora estou só com a TIm e não fico na mão mesmo viajando, pegando a estrada para São Paulo, Rio ou Juiz de Fora-MG.

Charles Luiz

Outro teste com o 4G TIM aqui https://uploads.disquscdn.c...

Charles Luiz

Fiz o teste de velocidade aqui agora na minha cidade, Valença-RJ, onde a TIM (única que possui 4G aqui) usa a frequência de 1800 MHz. Resultados:
LATÊNCIA ÓTIMA DE 22ms
Download: 20,26 Mbps
Upload: 8,36 Mbps

OBS: Fiz o teste em Taboas, Rio das Flore, cidade vizinha de 8 mil habitantes e chegou a 40 Mbps de download e 10 de upload e latência de 10 ms. A minha internet fixa é de 35 Mbps e a latência raramente chega aos números da TIM. https://uploads.disquscdn.c...

Skooter Blog

Minha cidade tem cobertura 4G da Tim, mas a cobertura é uma piada. Na maioria dos locais não pega 4G, não pega 3G, não pega nem 2G.

Yago G. Oliveira

Então é pra todo mundo.

Romário Assunção Santos

Ja fui cliente oi, claro, vivo e agora tim e estou muito satisfeito pois a única que me deixou 100% conectado a rede 4G foi a Tim, a Tim melhorou muito de uns anos pra ca, ela está do lado do consumidor coisa que há uns 2 anos atrás era ao contrário.

Nunca umá frase fez tanto sentido como agora "Tim evoluir é fazer diferente"
Sou beta lab onde na vida vou conseguir pagar 50 reais por um plano de 20 gigas 2000 min pra qualquer operadora, música a vontade com deezer sem descontar da franquia ?

Simplismente amando a Tim

Pra quem tem aparelho 4G sabe que a Tim não deixa na mão

Diego F. Duarte

Cacete, esse ping ta alto, heim? Consigo 20ms aki em BH

Andrey de Oliveira

Uso TIM a mais de 8 anos e venho sofrendo muito com o sinal aqui na grande Florianópolis e já venho cogitando a dois anos fazer portabilidade para VIVO porque já estou cansado de sofrer com sinal ruim, ruídos, queda de rede e etc... Esse mês pretendo pegar pela primeira vez outra operadora e dizem que o sinal da VIVO é o menos pior de todos.

Diego

Na minha cidade Pato Branco PR, ainda insisto na tim, porém internet é uma vergonha, nem 2g funciona!

Renato Fernandes

Manolo, moro em Santos mas tenho casa também na ZN do Rio de Janeiro (Bairro Pilares, Rua Maria Beijamin) e te falar que a TIM tá se saindo muito bem por lá (4G apenas na banda 3) e H+ fica da metade para baixo, apenas 4G com ¾ a 4/4 de sinal (última vez que visitei a casa da minha tia por lá foi em agosto desse ano, sendo que em dezembro de 2015 eu nem sequer tive sinal por lá... tomei até um susto. (Moto X Force meu aparelho, por via das dúvidas).

Max Egito Curcino

Tomara que a conurbação Miracema/Tocantínia no tocantins seja uma das 2 mil cidades em 2017. Lá o sinal 3G que é transmitido por apenas uma torre é pior que o 2G da Oi, não sendo possível nem se quer receber ou mandar uma mensagem por WhatsApp.

Exibir mais comentários