Os planos de internet móvel vêm oferecendo pacotes de navegação cada vez maiores, mesmo assim, nem sempre dá para ficar gastando preciosos megabytes com as constantes atualizações de aplicativos. Por isso, o Google tem trabalhado em uma nova forma de diminuir o tamanho dos updates dos apps para Android.

Chamada de File-by-File patching (ou atualização “arquivo-por-arquivo”), a nova técnica promete diminuir de 65% a 90% o tamanho do arquivo de atualização em relação ao tamanho do aplicativo original. Por exemplo: no caso do app do Gmail (com tamanho original de 32,7 MB, segundo post no blog do Android), a atualização tradicional seria de 17,5 MB; com a nova técnica, o patch teria 9,6 MB (71% menor em comparação ao aplicativo completo).

androidpit-google-play-store-hero-1

A técnica compara as versões descomprimidas (que não estão compactadas no formato típico de um aplicativo) do arquivo novo e do original para identificar as diferenças entre eles e criar o patch. O Google Play, então, envia ao dispositivo somente esse patch. Assim, a atualização se resume em descompactar o aplicativo no aparelho, aplicar as mudanças e depois compactar novamente, garantindo que o arquivo no dispositivo tenha exatamente o tamanho daquele disponibilizado na Play Store.

Porém, devido a todo o processo de compactação, a nova técnica exige mais poder de processamento. Em dispositivos mais modernos isso não chega a ser problema, mas em aparelhos mais antigos, o processo pode demorar mais. Por isso, inicialmente, a nova técnica funcionará apenas nas atualizações automáticas, que rodam em segundo plano. Já os desenvolvedores não precisam fazer nenhuma alteração em seus programas — o processo de redução dos updates é aplicado automaticamente.

Informações mais detalhadas sobre a atualização File-by-File podem ser conferidas neste link.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@Sckillfer

Galera, vocês não leem o texto mesmo, hein?

Sim, o android já tem delta updates a anos, o que esta sendo testado é uma nova tecnica de delta update, como indica o texto.

"No caso do app do Gmail (com tamanho original de 32,7 MB...), a ***atualização [delta

Sckillfer
Galera, vocês não leem o texto mesmo, hein? Sim, o android já tem delta updates a anos, o que esta sendo testado é uma nova tecnica de delta update, como indica o texto. "No caso do app do Gmail (com tamanho original de 32,7 MB...), a ***atualização [delta] tradicional seria de 17,5 MB***; com a ***nova técnica***, o patch teria 9,6 MB (71% menor em comparação ao aplicativo completo)."
Luci Fer
o/ HAIL, HIDRA!
Breno
Tá certo! Engracado q no Android o Waze tem 42mb e o messenger 159mb, aí julguei que o espaço no iOS fosse o mesmo, já que ali no download parcial do iOS tava similar ao tamanho Full do Android. Apple faz isso para o iOS, mas n faz para o MacOS. Pelo não nos apps da própria Apple =/
Vitor Mikaelson

O messenger pesa 291mb, não? Já o Waze, 78mb. https://developer.apple.com...

Vitor Mikaelson
O messenger pesa 291mb, não? Já o Waze, 78mb. https://developer.apple.com/library/content/qa/qa1779/_index.html
Breno
MacOS é um parto. Quase toda hora tem update dos apps da Apple e tudo com o tamanho Full. E olhei agora no iPhone de um amigo, o download tá full, não por pacote https://uploads.disquscdn.com/images/3b22371c939ca5037bc32c08a1fc8d06a6a383d1255923d23b5138458fa55891.jpg
Vitor Mikaelson
Mas é diferente. Atualização de APP não é de sistema. E, windows também tem delta desde Windows XP ou mais velho ainda. Aqueles updates menores são deltas, só baixam o que mudou. Só baixavam o sistema todo nas builds do 10.
Hail Hidra
Depois da atualização de segurança no Moto G3 realmente a perda de desempenho ficou bem perceptível
Alberto Prado
Tem algo de estranho. Ou ela tem um sistema diferenciado de update para app e para o windows em si. Ou as informações estão desencontradas. Essa notícia do blog é do dia 03/12/2016. O que eu li: http://idgnow.com.br/ti-pessoal/2016/12/05/microsoft-pausa-previews-do-windows-10-por-mudanca-radical-no-sistema/
Vanderlei Gomes Fotografia
isso já foi feito antes , depois voltou ao modo atual.
Rodrigo Gommes
ué, achei que já estivesse sendo assim desde o 4.1 Jelly Bean O.o
Vitor Mikaelson
Tem desde o Windows 8.1. https://blogs.msdn.microsoft.com/appinstaller/2016/12/03/differential-updates-for-uwp-apps/ Alias, se um APP já tem um framework ou algo baixado que o novo vai precisar, ele nem baixa, ele faz hardlink.
Blind
Vai de customização Rom viu, pq todos moto g3 que eu pego com Android 6 estão um lixo, Lenovo acabou com a otimização de software ja p obrigar a comprarem o próximo... Ridículo. Enquanto isso o Redmi 2 de 1gb da minha prima ta liso mesmo com a Rom oficial da MIUI tendo lollipop
Rafael Luik
Mas o estranho é que o Android já tinha atualizações delta mesmo antes do ART.
Exibir mais comentários