Steve Huffman, CEO do Reddit, admitiu ter alterado as postagens de alguns usuários apoiadores de Donald Trump após sofrer críticas e ataques verbais no /r/The_Donald, o subreddit mais popular sobre o presidente eleito dos Estados Unidos.

A polêmica teve início quando administradores do Reddit, sob comando de Huffman, baniram o subreddit /r/pizzagate. A atitude foi tomada após o The New York Times relatar, no começo da semana, que o espaço estava sendo utilizado para espalhar informações falsas sobre supostos casos de pedofilia em uma pizzaria de Washington, capital dos Estados Unidos, envolvendo a candidata Hillary Clinton e membros da sua campanha.

A decisão foi classificada como “censura” por parte dos usuários do /r/The_Donald, que passaram a postar mensagens ofensivas no subreddit tendo a conta /u/spez, de Huffman, como alvo.

1436763937805

Na última quarta-feira (23), alguns usuários notaram que suas postagens haviam sido editadas sem seu consentimento: em vez de citarem a conta de Huffman, as mensagens passaram a fazer referência aos próprios moderadores do /r/The_Donald. Após os membros do subreddit começarem a acusar os administradores do site de terem editado e censurado seus posts, Huffman, que também é cofundador do Reddit, confessou ser o responsável pelas alterações.

Em um post feito no próprio /r/The_Donald, Huffman pediu desculpas e se defendeu dizendo que as constantes acusações de ser um pedófilo o motivaram a editar as postagens. “Tem sido uma semana longa aqui tentando resolver os problemas do /r/pizzagate. Por mais que tentemos manter um bom relacionamento com todos vocês, não tem graça ser constantemente chamado de pedófilo”, disse.

Huffman admitiu que, devido a sua posição como CEO, não deveria ter tomado tal atitude, e completou dizendo que a equipe de administradores está “muito chateada” com ele, e que, portanto, não fará isso novamente.

reddit-huffman

Agora, os membros do /r/The_Donald acusam Huffman de ter destruído a credibilidade do Reddit. Segundo eles, isto seria uma tentativa de fechar o subreddit, pois há relatos de problemas anteriores entre os administradores da rede e os do /r/The_Donald.

O caso repercutiu bastante entre a comunidade do site. Há quem defenda que Huffman apenas reagiu de maneira exagerada aos ataques, enquanto outros dizem que isto pode abrir precedentes perigosos, já que comprova que os administradores podem editar as postagens a qualquer momento e sem avisar – algo não muito aconselhável para uma comunidade com mais de 230 milhões de usuários, entre eles algumas celebridades e líderes de estado.

Esta não é a primeira polêmica envolvendo um CEO do Reddit. Em 2015, a CEO interina Ellen Pao desistiu do cargo após sofrer pressão de parte dos usuários por ter demitido uma administradora de subreddits popular na rede, além de ter fechado alguns subfóruns polêmicos, como o /r/fatpeoplehat. Segundo o Business Insider, o Reddit não quis se pronunciar oficialmente sobre o assunto.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Diego Melo

Diego Melo

Ex-redator

Diego Melo é jornalista e cursa Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Escreve sobre tecnologia desde 2011, fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2016 e 2022, produzindo pautas sobre programação, guias e tutoriais de programas. Hoje é desenvolvedor full-stack e trabalha diariamente com tecnologias como JavaScript (Vue.js), PHP (Laravel) e SQL (MySQL).

Canal Exclusivo

Relacionados