Este vídeo de 5 segundos faz um iPhone travar

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 3 semanas

Uma falha estranha presente na última versão do iOS está fazendo iPhones travarem logo depois de reproduzir um vídeo de cinco segundos, aparentemente inofensivo, hospedado na rede social VK. O problema foi divulgado na segunda-feira (21) por um usuário do Reddit e confirmado por proprietários de diversos modelos de iPhones e iPods touch.

video-iphone-travando

O travamento não ocorre imediatamente. Em regra, alguns segundos depois de executar o vídeo problemático no Safari, o aparelho começa a ficar lento para abrir e alternar entre aplicativos, até travar completamente, exigindo uma reinicialização forçada. Usuários de iPhone 4s, iPhone 6, iPhone 6s, iPhone 7 e iPod touch de 6ª geração relataram que os travamentos se deram em até 30 segundos.

Eu consegui reproduzir o travamento com sucesso no iPhone 6s com iOS 10.1.1, depois de cerca de 10 segundos. O The Verge confirma que o problema também ocorre em iPhones com o iOS 10.2 beta. Se quiser testar a falha, por sua conta e risco, o vídeo está linkado neste tópico. Para fazer a reinicialização forçada, aperte os botões liga/desliga e Home ao mesmo tempo (ou liga/desliga e diminuir volume no iPhone 7, já que o botão do Touch ID também vai travar).

Não é a primeira vez que o iOS apresenta um bug parecido. Em 2013, uma sequência de caracteres árabes travava praticamente qualquer aplicativo no iOS 6. No ano passado, um SMS da morte fazia iPhones reiniciarem imediatamente, inutilizando o aplicativo Mensagens. Problemas semelhantes também aconteceram no Mac.

Lá vamos nós.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados