Se você tem o Shazam instalado no seu Mac, ele pode estar te escutando neste exato momento. Foi o que descobriu Patrick Wardle, pesquisador em segurança e ex-hacker da NSA. Em um post no seu blog, Wardle explicou como o Shazam mantém o microfone funcionando em segundo plano no Mac mesmo se o usuário marcar a opção para desligá-lo.

01_sz_osx_home

O pesquisador utilizou engenharia reversa para comprovar que o Shazam mantém o microfone gravando mesmo se o usuário não quiser, após receber um email de um usuário do seu programa OverSight. O app emite um alerta quando algum programa tenta utilizar o microfone ou a webcam do Mac. E foi assim que o usuário percebeu que a opção “off” do Shazam não desligava nada.

Para Wardle, isto é um bug que não poderia passar despercebido. Mas de acordo com James Pearson, vice-presidente de comunicação do Shazam, isto é, na verdade, uma funcionalidade do aplicativo, e não uma falha.

Em resposta ao post de Patrick sobre a descoberta, Pearson confirmou que o programa mantém o microfone ligado o tempo todo, mas apenas para melhorar a experiência do usuário. Segundo ele, isto agiliza o funcionamento do programa, e nenhuma informação é capturada ou processada pelo Shazam – apenas “resumos de impressões digitais do áudio” são enviadas aos servidores para reconhecimento.

00_shazam_launch_en

De acordo com Wardle, mesmo que o Shazam não processe as informações, algum app malicioso poderia facilmente utilizar o microfone ativado pelo programa para capturar informações sigilosas. No entanto, Pearson disse à Forbes que a empresa não pretende atualizar o aplicativo, e que a funcionalidade deverá ser mantida por “questões técnicas”. Ainda segundo Pearson, isto não ocorre no Shazam para iOS.

Donos de Mac que não querem correr o risco de ter suas conversas escutadas por terceiros podem utilizar o próprio OverSight, desenvolvido por Patrick Wardle, para monitorar a utilização indevida do microfone e da webcam do seu Mac. Ou, em casos extremos, desinstalar o Shazam e recorrer a outros métodos (ou aplicativos) para descobrir qual é aquela música que não sai da sua cabeça.

Atualização em 16/11 às 08h45: Em resposta à publicação da Forbes, o Shazam informou que irá atualizar o aplicativo para Mac nos próximos dias para realmente parar de gravar quando o usuário optar por desligar o microfone. “Shazam sempre ouve a sua comunidade global. Mais importante, nós queremos que nossos fãs se sintam seguros sempre que utilizarem o Shazam em um Mac”, disse Pearson no comunicado.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Diego Melo

Diego Melo

Ex-redator

Diego Melo é jornalista e cursa Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Escreve sobre tecnologia desde 2011, fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2016 e 2022, produzindo pautas sobre programação, guias e tutoriais de programas. Hoje é desenvolvedor full-stack e trabalha diariamente com tecnologias como JavaScript (Vue.js), PHP (Laravel) e SQL (MySQL).

Canal Exclusivo

Relacionados