Início » Arquivos » Negócios » Microsoft anuncia Visual Studio para Mac

Microsoft anuncia Visual Studio para Mac

Paulo Higa Por

Surpresa (na verdade, nem tanto): a Microsoft anunciou nesta segunda-feira (14) que vai lançar uma versão do Visual Studio para usuários de macOS ainda em novembro. Com a novidade, a empresa vai permitir que os desenvolvedores construam aplicações em .NET ou C# sem necessidade de ter um computador com Windows.

A Microsoft já havia liberado, em 2015, o Visual Studio Code para macOS e Linux, um editor de código com suporte a diversas linguagens de programação. O Visual Studio que está chegando agora é um ambiente completo: “Se você gosta da experiência de desenvolvimento do Visual Studio, mas precisa ou quer utilizar macOS, você deverá se sentir em casa”, afirma a empresa.

visual-studio-mac

Diz a Microsoft: “Compatibilidade é um dos principais focos do Visual Studio para Mac. Embora seja um produto novo e não suporte todos os tipos de projetos do Visual Studio, ele utiliza a mesma solução MSBuild e o mesmo formato de projeto para os tipos suportados. Se você possui membros da equipe no macOS e no Windows, ou alterna entre os dois sistemas operacionais, você pode compartilhar seus projetos em todas as plataformas. Não há necessidade de nenhuma conversão ou migração”.

É uma continuação da estratégia da Microsoft como empresa de serviços, não de software. Ao liberar o Visual Studio para Mac, a companhia permite que os desenvolvedores aproveitem as tecnologias da Microsoft no sistema operacional que preferirem. Além disso, o The Verge destaca que a ferramenta é baseada no Xamarin Studio, e que a mudança pode incentivar os desenvolvedores de iOS e macOS a produzirem aplicativos para Windows.

Uma prévia do Visual Studio para macOS será liberada durante o evento para desenvolvedores Microsoft Connect();, que acontece a partir de quarta-feira (16).

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Franco
Nem tanto. A linguagem Swift da Apple, foi tornada Open-source, e pode ser utilizada em qualquer ambiente. Quanto ao Xcode, não é interessante para a Apple liberar sua IDE para outras plataformas, porque esse é um chamariz para sua plataforma Mac.
tiago pereira
enquanto isso, apple está indo ao contrário: nao existe uma versão do xcode para windows ou linux.
Geilton Xavier
Quanta certeza ao dizer que é apenas o Xamarin Studio com novo nome/banho de loja, muita especulação.
M1209
vdd, espero uma versão para Linux
Paulo Carinhena
Na verdade é o .net core, que ja foi lançado há alguns meses atrás, podendo ser usado não só no Mac , como no Linux. A diferença é que eles embutiram no 'xamarim' e então, criaram o VS Studio for mac! rs
Paulo Carinhena
Sim, o .net Core apenas.
Fernando Bonilla
Xamarin Studio + F2 = Visual Studio for Mac
Pedro Neto
A Microsoft vem desenvolvendo há algum tempo o .NET Core que é um .NET que roda fora do windows, inclusive aplicações Web.
Guilherme Golfetto
Até onde eu sei, só tem o VS Code para Linux, mas a IDE inteira ainda não é compatível (talvez pelo wine, mas não vale a pena)
Bruno ?
Acho que ja tem a versão community.
Gabriel Ribeiro
Sepá vai usar o VNEXT pra desenvolver pra web. Não me pergunte como porque nunca consegui fazer esse cabrito rodar no mac.
Jack Daemon
Legal, falta lançar para Linux também.
Vagner Aniceto
Estranho. Tem um controller MVC ali na imagem. Como é que vai rodar/debugar isso então? O xamarin (nunca usei) tem algum server pra isso?
Vitor Mikaelson
Apenas mudaram o nome do Xamarin Studio.
Matheus Fernal
Na imagem que ilustra o post parece ser uma aplicação web.
Exibir mais comentários