Galaxy S8 terá nova assistente pessoal (e o lançamento pode atrasar)

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 semanas

Os smartphones da Samsung já trazem um assistente de voz, chamado S Voice, mas ninguém se importa muito com ele — até porque a ferramenta não é tão boa quando comparada ao Google Now e Siri. Mas um executivo da Samsung confirmou, em entrevista à agência Reuters, que o Galaxy S8 deverá ter justamente uma assistente pessoal como uma das principais novidades.

Não há muitos detalhes sobre a nova assistente pessoal, mas a notícia chega um mês depois da Samsung comprar a Viv, mesma empresa que criou a Siri. De concreto, sabemos que ela terá integração com serviços de terceiros, ficando mais inteligente à medida que o usuário conectar mais aplicativos, e também funcionará com outros produtos da Samsung, como eletrodomésticos e dispositivos vestíveis.

A Viv demonstrou um protótipo da assistente pessoal em maio, rodando no iPhone (!). Com inteligência artificial e reconhecimento de linguagem natural, ela entende perguntas bem específicas, como “vai estar mais quente que 70 graus perto da ponte Golden Gate depois das cinco horas da tarde depois de amanhã?”:

Nesta segunda-feira (7), o Wall Street Journal trouxe mais informações a respeito do Galaxy S8, desta vez não confirmadas oficialmente. Segundo as fontes do jornal, os protótipos mais recentes do aparelho trazem um botão lateral dedicado para a nova assistente pessoal.

Claro que o design do Galaxy S8 pode (e deve) mudar até ser revelado oficialmente, mas esse botão dedicado me deixa com um pé atrás porque, bom, as pessoas têm vergonha de utilizar assistentes de voz em público. Elas são mais acionadas quando se está dirigindo (ou seja, quando não é bom tirar as mãos do volante para apertar um botão), portanto, talvez um botão dedicado seja desnecessário — a não ser que a Samsung lance algo muito diferente de tudo o que já vimos.

Além disso, o anúncio do Galaxy S8 pode não vir durante a Mobile World Congress, em Barcelona, onde a Samsung costuma apresentar seu próximo Galaxy S. A feira acontece entre os dias 27 de fevereiro e 2 de março de 2017, mas uma das fontes diz que o lançamento pode acontecer apenas em abril, quebrando uma tradição de três anos seguidos.

Esse tempo adicional pode ser importante para que a Samsung teste melhor o Galaxy S8 antes de colocá-lo no mercado. Relatos dão conta de que o lançamento do Galaxy Note 7 teria sido antecipado para chegar antes do iPhone 7 — para cumprir o prazo, os funcionários estavam fazendo horas extras e até dormindo no escritório para evitar perder tempo no trânsito, o que gerou estresse e prejudicou o controle de qualidade do aparelho, segundo a Bloomberg. O resto você já sabe.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados