Na área de distribuição de mídia, o modo mais presente é mesmo o disco. Sejam DVDs ou Blu-ray, grande parte dos vídeos são distribuídas através deles, seguidos da distribuição digital. Nesse campo a tentativa de inovação é constante. A indústria de música já tentou vender cartões de memória com músicas pré-carregados e a cinematográfica também tentou inovar vendendo filmes em pen-drives, mas ambas falharam pela falta de adoção dos usuários.

A nova tentativa dos estúdios de Hollywood para distribuir seus filmes e tentar lucrar mais é embuti-los em HDs externos. A primeira fabricante a fazer isso será a Seagate, que criou uma parceria com o estúdio americano Paramount e vai entregar 21 filmes pré-carregados no FreeAgent Go, HD externo de 500 GB. Dentre os 21 vídeos apenas 1 deles, Star Trek (2009) será gratuito. Caso o usuário queria assistir aos demais, deverá pagar por uma senha que desbloqueia os vídeos e que custarão entre 10 e 15 dólares.

Ainda que seja conveniente, é possível assumir com 175% (!) de certeza que esses vídeos estarão enroscados encapsulados em proteção de DRM até o talo, já que será preciso fazer uma dança das cadeiras com um código qualquer. Resta saber se esse meio será bem aceito pelos clientes da Seagate e usado novamente no futuro.

A função de vídeos do FreeAgent Go só é compatível com computadores Windows e só está disponível nos EUA, por enquanto. O HD já está à venda no site da Seagate por um preço promocional de US$ 99,00 (normalmente o preço é de US$ 139,00).

[via Reuters]

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados