A Anatel divulgou nesta segunda-feira (17) os dados mais recentes sobre o mercado de telefonia móvel, referentes ao mês de agosto de 2016. O número de linhas ativas continua despencando, com perda de 492 mil acessos em relação a julho. Mas o número de linhas pós-pagas aumentou — e já representa mais de 30% do montante de celulares no Brasil.

Em agosto de 2016, 252,1 milhões de linhas de celulares estavam em serviço no Brasil, uma densidade de 1,22 linha por habitante. Do total, 69,9% (176,2 milhões) eram pré-pagas e 30,1% (75,9 milhões) eram pós-pagas. É a maior penetração de pós-pagos desde que a Anatel começou a divulgar esses números, em janeiro de 2005, quando somente 19,6% das 66,6 milhões de linhas eram pós-pagas.

Foto: Lucas Braga

Entre as operadoras, a líder continua sendo a Vivo, com 29,14% do mercado de telefonia móvel, seguida pela Claro (25,26%), TIM (25,20%), Oi (18,67%) e Nextel (0,98%). A tecnologia dominante ainda é o 3G (134 milhões de terminais) e o GSM (55 milhões), mas eles vêm caindo ao longo dos últimos meses, enquanto o LTE cresceu em ritmo acelerado para 46 milhões — e é provável que ele esteja ultrapassando o 2G (aleluia!) neste exato momento.

O crescimento do pós-pago já era esperado: as operadoras estão lançando planos com franquias de minutos para outras operadoras, reduzindo a importância do efeito clube (quando as pessoas têm vários chips para falar mais barato) e os pacotes de dados maiores ainda estão restritos aos pós-pagos (o que inclui os planos controle). Talvez a única exceção seja a TIM, que lançou recentemente franquias de até 5 GB para clientes pré-pagos.

Sem contar que, desde o ano passado, os principais planos pré-pagos das operadoras bloqueiam a conexão (em vez de apenas reduzir a velocidade) quando o limite da franquia é atingido, o que obrigou muita gente a pagar mais para continuar utilizando aplicativos de mensagens e redes sociais.

Você migrou de pré para pós recentemente?

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Lobo Solitário
Mas sinceramente, não vejo diferença entre pós e controle. De qualquer jeito, em ambos vc paga mensalidade. É tudo pós do mesmo jeito, oras.
Guilherme Alexandre
Eu sempre tive chips pré-pagos, mas recentemente mudei pro TIM Controle de 1GB que é bem mais em conta, e pagando no cartão de crédito.
Rafael Bandeira
Pós pra quê quando se tem 10GB, 600 minutos e SMS ilimitado pelo TIM Beta - Mês? ha! Eu cancelei o meu pós com a Vivo no mesmo dia que apareceu este pacote pré pela TIM. Não me arrependo da decisão até hoje.
Jefferson Rodrigues
Verdade!
Geraldo Lopes
Reclamar na Anatel até que ajuda... eu já cansei de tentar resolver problemas com o tele-atendimento normal das operadoras. Normalmente reclamando na Anatel eles colocam atendentes mais capacitados, experientes e profissionais para resolver seu problema.
Cassio
Migrei pro controle perto do início do ano e larguei de ter dois chips. Estou no controle TIM de R$ 50 por mês, desde que aderi ao plano, nunca fiquei sem conseguir falar com alguém por ficar sem crédito, seja por ligação, sms ou whatsapp. Agora faço é ajudar os outros.. que ficam sem créditos e as vezes empresto o meu celular :D
Jefferson Rodrigues
Quanta besteira!
Gertrudes, a Lhama
Eu tenho pavor de falar no telefone, só em último caso. Ninguém entende língua de lhama, mas como adaptei minhas patas para digitar no smartphone é bem tranquilo.
Jefferson Rodrigues
Reclame na anatel. Abra duas reclamações por mês. Até a operadora corrigir esse problema. Foi assim que resolvi o mesmo problema na minha região. Eu também ganhava créditos de graça pelo ocorrido.
SiouxBR
A Vivo ofereceu um plano pós barato e que atendia minhas necessidades e acabei migrando para ela. Uso agora a Tim apenas para receber ligação, já que o acesso à internet estava inviável om ela... :(
Milton César Rodrigues
O que poderia ser feito?
Vinícius
Não troco pra pós-pago não. O pré me atende e estou feliz de não ter cobranças indevidas, reajustes, nem ninguém me ligando tentando vender serviços adicionais ou upgrades no plano.
notBeto
Migrei do pós para o pré, que me atende melhor. Prioridade é internet, então tanto no Vivo como no Tim, prefiro utilizar o pré com os planos que priorizam internet com uns bons minutos de ligações.
Diego F. Duarte

http://www.tim.com.br/Porta...

Clica em qqr sumario de plano pos no rodape -> depois vai no regulamento no rodape q vc acha.

Diego F. Duarte
http://www.tim.com.br/Portal_Conteudo/_staticfiles/dpmFiles/responsivo/main/tim-pos-pago/pdf/Regulamento%20Oferta%20TIM%20POS_BR__19.07.16.pdf Clica em qqr sumario de plano pos no rodape -> depois vai no regulamento no rodape q vc acha.
Exibir mais comentários