Início » Arquivos » Celular » E se as telas dos smartphones não precisassem ser quadradonas?

E se as telas dos smartphones não precisassem ser quadradonas?

Sharp Free Form Display permite "cortar" telas IGZO em diversos formatos

Paulo Higa Por

As fabricantes estão testando novos formatos de telas. A Samsung tornou as curvaturas laterais um padrão nos smartphones mais caros: o Galaxy S7 Edge recebeu mais propaganda que o modelo plano, e o Galaxy Note 7 teve apenas uma versão curvada. Mas eles ainda trazem painel retangular, com cantos retos, como qualquer outra tela de smartphone. E se não precisasse ser assim?

A Sharp deu um gostinho do futuro durante a Ceatech 2016, feira de tecnologia que acontece no Japão até esta sexta-feira (7). O smartphone da fabricante japonesa se chama Corner R e praticamente dispensa as molduras em volta da tela, assim como o antigo Aquos Crystal. Mas a principal característica é que o novo painel tem cantos arredondados:

sharp-igzo

O nome da tecnologia utilizada no Corner R é Sharp Free Form Display e, como o nome sugere, os cantos arredondados são apenas uma das ideias possíveis — não haveria impedimentos técnicos para que a tela fosse triangular, redonda ou tivesse qualquer outro formato que você estiver imaginando.

A tela IGZO de 5,2 polegadas com resolução de 1920×1080 pixels ocupa quase 90% da frente do Corner R, segundo o GizmoChina, um dos melhores aproveitamentos de espaço que vimos até hoje. Ela é curvada em todas as extremidades, menos na inferior, ligada à base do smartphone — que, ainda assim, é bem compacta, ainda mais quando comparamos com certos smartphones.

sharp-igzo-2

Eu certamente não gostaria de derrubar esse smartphone no chão, mas o Corner R é mais um daqueles conceitos que mostram que as empresas podem fazer praticamente qualquer coisa hoje — a limitação é criativa, não tecnológica. Curioso para saber o que veremos nos próximos anos.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Ronaldo
Percebi huehuehuehue
_KJ
Há 2 anos atrás a tela inteira vibrava para as ligações, o que eles chamam de Direct Wave.
_KJ
Uai, mas isso já existe e são lindamente maravilhosos: Sharp Aquos Crystal 1 e 2 http://www.gsmarena.com/sharp_aquos_crystal-6590.php http://www.gsmarena.com/sharp_aquos_crystal_2-7251.php Sharp Aquos Xx http://www.gsmarena.com/sharp_aquos_xx-7252.php
Thiago
Tenho um S6 Edge e vivo apertando a tela nas laterais enquanto seguro o telefone com uma mão só e isso é absurdamente irritante. Telefone tem sim que ter uma borda mínima para que a pressão que é feita sobre o dedo não faça com que você toque a área útil da tela. No conceito é lindo, mas na utilização se torna um obstáculo.
Birovisky

Será quem vem para o Brasil? Seguindo o site pelo Wordpress, sou visitante assíduo e old school desde os primórdios, mas nem fazia ideia que utilizavam Wordpress rs... rezenhando.wordpress.com

Rodrigo Gommes
indução ósea, vide "Moto hint". ahushaushasu
Samael Vinícius
Esse celular tem o melhor design que eu vi a anos! Vocês podiam ter falado + características dele também, como processador e qtd da memória interna
HeriOficial
kkkkk sou fa de celulares diferentes
Ronaldo
Foi um tremendo sucesso, pode procurar ele ficou entre os 3 mais vendidos de todos os tempos. (Só que não...). Quem compraria uma bosta dessas de feiao ?
Krosna Terrestre
Queria uma com tela triangular só pra dar uma de maçon.
HeriOficial
Eu queria um desses hehe. Lindo
Supersonic
Tinha um Siemens assim também.
Paulo Higa
A câmera frontal pode ficar na base (vide Xperia ZQ). E os alto-falantes ficam atrás do vidro, como no Aquos Crystal.
Theo Queiroz
Exatamente isso que eu ia perguntar. Por onde escuto a pessoa falando quando receber uma ligação? Vai ter um furo no vidro pro som passar? Huahauhhuaa
Tiago Albuquerque
Como ficaria a câmera frontal ou sensor de proximidade ou mesmo os fones de chamada?
Exibir mais comentários