Para os fãs do futebol, 2010 é ano de Copa do Mundo. Para quem gosta de política, o mesmo ano é tempo de eleições. Lá para outubro, você vai ter que escolher o próximo presidente ou próxima presidente da república.

Claro que a televisão – com seu famigerado horário político – será a principal forma de divulgação dos candidatos, mas a internet deslancha nesse ano como a mais nova plataforma política a ser levada a sério.

Pensando nisso, as equipes de marketing dos principais candidatos já planeja a presença deles nas redes sociais. Todos os expressivos já estão no Twitter – e alguns nanicos também -. Confira abaixo os arrobas dos presidenciáveis.

Dilma atualiza Twitter. (Foto de Roberto Stuckert Filho, no Flickr da candidata)

Dilma atualiza Twitter. (Foto de Roberto Stuckert Filho, no Flickr da candidata)

  • Dilma Roussef (PT) – @dilmabr: Ex-ministra da Casa Civil, é a candidata de Lula à presidência. Começou a usar o Twitter recentemente e já admitiu que pessoas da sua equipe vão ajudá-la na tarefa de atualizar o perfil.
  • José Serra (PSDB) – @joseserra_: Foi governador de São Paulo, até que deixou o cargo para tentar se eleger. Utiliza o Twitter faz muito tempo (inclusive já meu deu um RT; aqui está a prova :P). Costuma publicar atualizações à noite, o que rendeu a ele a alcunha de “indormível”.
  • Marina Silva (PV) – @silva_marina: Também foi ministra de Lula. Tenta fazer uma campanha pautada pela “mudança”, da mesma forma que o presidente norte-americano Barack Obama fez em 2009.
  • Ciro Gomes (PSB) – @CiroFGomes (PSB) – Ex-ministro da Integração Nacional de Lula, foi responsável pelo início das obras de transposição do Rio São Francisco, no Nordeste. É paulista, mas sua força política está no Ceará.

É o início da campanha eleitoral.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Thássius Veloso
Hahahaha! FAIL.
Tiago César Oliveira
Sandra, BRIC é a sigla para "Brasil, Rússia, Índia e China". Não tem nada a ver com os "tigres asiáticos".
SANDRA
QUE COISA ESSES PETISTAS ACHAM QUE OS BRASILEIROS NÃO SABEM QUE O BRASIL ESTA NA RABEIRA DE TODOS OS PAISES, ALEM DOS EMERGENTES OS TIGRES ASIATICOS(BRIC) QUE VERGONHA LULA!! VAI ENFIAR SUA CABEÇA AONDE POSSO SABER?? NÃO SBSTIME A INTELIGENCIA DOS BRASILEIROS SÓ PORQUE VOTARAM NUM ANALFABETO PARA PRESIDENTE!!!!
Alisson melo
Depois que ganhar,nunca mais vai te dar RT. =]
Guilherme
fato!
Linka Brasil
Ela já tah querendo garantir seus votos via twitter. :)
tplayer
Verdade. Porém os primeiros não levem vantagem, já que usam o twitter mais para se comunicar com seus eleitores fiéis. O foco das campanhas na internet será reunir um exército virtual para converter eleitores. O PT já está fazendo isso e estima que terá 200 mil "militantes" on-line.
tplayer
Mas ai precisa avaliar o que é campanha. Já tem candidato entrando com ação no TSE contra os adversários simplesmente por usarem o twitter. A internet deve ser livre, só a propaganda paga deve ser proibida.
tplayer
O UOL já confirmou uma debate ao-vivo por stream com interessão do público. Esse formato é muito interessante ao meu ver já que pode tirar os debates da mesmice que sempre são. PS: Amigo, você usando IE? Traiu o movimento?
tplayer
A Marina Silva é super simpática e atenciosa com os twitteiros, já os outros são um tanto arrogante e só usam a ferramenta para falar e não para ouvir. (Tenho um texto sobre isso no meu blog)
Hernani
Se não me engano foi aprovado os debates entre candidatos pela internet, entãoa guardem grandes portais como UOL, Terra e IG trazendo debates dos candidatos.
Alexandre
Com a internet, com tv e radio, ficou mais facil de comprar votos. Pessoalmente nao acredito mais nas pessoas que "dirigem" o pais.
Marcio Nóra
Acho que o uso da Internet tb deve ser muito bem fiscalizado, para que campanhas não sejam feitas em momentos proibidos por lei.
Leandro Alonso
Hahahaha, a foto da Dilma soa como "nem sei direito o que é esse Twitter, mas vou tirar essa foto com as mãos no notebook". :P
O Onisciente
Sem falar que qualquer campanha, para ser bem sucedida nas redes sociais, leva tempo. E tempo é o que eles não têm!
Exibir mais comentários