Engage é o app do Twitter para celebridades e influenciadores

Rede social também anunciou novidades em sua plataforma de vídeos

Jean Prado
Por
• Atualizado há 2 semanas

Cheio de novidades, o Twitter anunciou nesta terça-feira (21) o Engage, um aplicativo feito especialmente para celebridades, influenciadores e criadores. É uma espécie de Facebook Mentions do Twitter, em que o usuário pode “ter uma conversa especial com seus seguidores”, além acompanhar de perto sua atividade e desempenho na rede social.

Dividido em três principais abas, o Engage não tem nem uma timeline — a intenção é que as celebridades acompanhem o engajamento de seus fãs. A primeira, Engage, filtra as interações mais importantes que você teve no Twitter, seja com um influenciador te seguindo, com uma mention de um usuário verificado, alguém que vários seguidores seus segue ou até mesmo algum fã louco que interage muito com você.

A segunda, batizada de Understand, mostra o desempenho da conta relacionado com a audiência, mostrando o número de likes, mentions, impressões, etc. Ela também filtra o número de cada interação em diferentes períodos de tempo e ainda mostra em tempo real de onde a sua audiência está falando com você.

Por fim, a terceira, Posts, é como se fosse a página do seu perfil, mas personalizada para mostrar as visualizações e engajamentos. Ela mostra tudo o que você publicou, separada em vídeos, fotos e gifs e outros. Todos com dados de desempenho individuais.

Apesar de ser focado em pessoas famosas, o Engage está disponível para todos os usuários do Twitter — não é preciso ter uma conta verificada, como o Mentions. Mas, até agora, só existe uma versão para iOS e ela está limitada para quem mora nos Estados Unidos. Poxa, Twitter.

Novidades em vídeos

Aproveitando o lançamento de um novo aplicativo, o Twitter também anunciou uma atualização para o seu app principal, que dessa vez abrange os usuários de iOS e Android ao redor do mundo. O destaque é que agora os vídeos dentro da rede social poderão ter até 140 segundos (que número conveniente), sendo que antes eram limitados a 30 segundos.

Essa expansão também está sendo testada no Vine, rede social conhecida por permitir apenas a publicação de vídeos de 6 segundos. Não é como se o Vine como conhecemos hoje fosse acabar: o conteúdo de pequena duração continuará, mas os vídeos maiores ficarão “anexados” à publicação original. Segundo o Twitter, isso vai fazer com que “o Vine de 6 segundos vire um trailer para uma história maior”.

Explore more videos and Vines that are lighting up Twitter. Our new viewing mode will let you watch more with a tap. pic.twitter.com/XyBaes37T7

— Twitter Video (@video) June 21, 2016

O aplicativo principal também mostra os vídeos de uma forma diferente, que estimula mais o engajamento. Em vez de ver somente o vídeo que você clicou em tela cheia, o Twitter vai fazer que nem o Facebook e mostrar uma série de vídeos sugeridos logo abaixo do que você está vendo.

A rede social quer incentivar os usuários a postarem mais tweets com vídeo, considerando que, desde o começo do ano, o número de posts desse tipo subiu 50%.

Essas investidas no setor de vídeo vêm um dia depois da rede social anunciar a compra da startup Magic Pony, especialista em vídeos. A empresa consegue fazer uma compressão mágica dos arquivos e usa a aprendizagem de máquina para estudar as características da imagem. Dessa forma, consegue até melhorar a qualidade de vídeos que foram gravados pelo celular (importante para a presença mobile que o Twitter tem).

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Jean Prado

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Relacionados