Você pode ajudar a construir uma inteligência artificial com capacidade humana no Minecraft

Essa IA visa ter capacidade humana e o código-fonte está aberto a todos os interessados no GitHub

Jean Prado
Por
• Atualizado há 1 semana

Há alguns meses, a Microsoft anunciou que estava começando o desenvolvimento de uma inteligência artificial com capacidade humana, baseada no Minecraft. Bom, aconteceu. Nesta sexta-feira (8), a empresa lançou o Project Malmo, que usa justamente o Minecraft para produzir pesquisas na área de IA. O melhor: até você pode testar!

Antes chamado de Projeto AIX, o Malmo estava disponível apenas para um grupo fechado de cientistas que poderiam interagir com o projeto. Agora, a Microsoft resolveu abri-lo ao público para que pesquisadores possam desenvolver “uma inteligência artificial mais geral, que pode fazer coisas como aprender, manter um diálogo, tomar decisões e completar tarefas complexas”.

Segundo a empresa, essa é a chave para criar uma “inteligência humana aumentada”, que eventualmente pode nos ajudar a fazer almoço, lavar a louça, dirigir ou até mesmo salvar uma vida na mesa de operação. Isso porque uma inteligência mais geral pode aprender, por meio de tentativa e erro, a tomar melhores decisões em basicamente qualquer situação. No post, eles apontam que a IA é muito boa para identificar, repetir e aprender padrões, mas não necessariamente para entendê-los.

Com essa mentalidade, uma inteligência artificial genérica seria interessante para o sistema pensar ações por si próprio, mas trazer tudo isso ao mundo real seria um desafio muito caro. Aproveitando os US$ 2,5 bilhões gastos no Minecraft, a Microsoft resolveu usar o jogo de bloquinhos pra desenvolver esse tipo de inteligência. Durante os testes, o Minecraft vem se mostrado ótimo para isso.

minecraft-bbc

No jogo, há muitas possibilidades: subir um morro, matar uma vaca, minerar carvão para cozinhar sua comida, etc. Para os jogadores, é algo até instintivo fazer tudo isso, mas o sistema pode aprender bastante em toda essa dimensão. Todo o processo de construir algo, navegar pelo mundo e até conversar com personagens também estão em desenvolvimento, coisas inclusive que a inteligência artificial “pode repetir no mundo real”.

Ainda que alguns recursos já estejam disponíveis, a Microsoft enfatiza que é importante o teste pelo maior número de pessoas possível, uma vez que a IA do jogo aprende por tentativa e erro. Quanto mais tentativas e, quanto mais ela errar, mais vai saber qual é o certo. Desenvolvedores também podem usar o recurso de overclocking para rodar experimentos com uma velocidade maior que a do Minecraft.

De qualquer forma, não é qualquer um que pode testar. Se você estiver se sentindo aventureiro, pode ir à página oficial do Project Malmo para pegar mais informações. As instruções de instalação e todos os arquivos que você precisa podem ser acessados no GitHub. A Microsoft avisa: para testar, você precisa saber como programar, embora não tenha que ser um desenvolvedor super avançado. Conhecimentos básicos já devem bastar. Bons testes!

The Next Big Thing

Falamos sobre esse projeto da Microsoft e vários outros assuntos que envolvem inteligência artificial no Tecnocast 044. Será que já temos a tecnologia para chegar tão longe assim? Quão rápida a inteligência artificial pode evoluir, exatamente? Também explicamos como ela funciona e quais empresas estão melhores nesse assunto. Vale apertar o play!

044

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Jean Prado

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados