Pela primeira vez, Os Simpsons foi animado ao vivo na TV

Ferramenta da Adobe permitiu animação de Homer Simpson em tempo real

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 semana

O episódio de Os Simpsons transmitido no último domingo (15) foi histórico: pela primeira vez, Homer Simpson foi animado ao vivo na televisão. Sim, na hora, em tempo real. Por quase três minutos, no final do programa, Homer respondeu a perguntas enviadas por telespectadores, falando sobre temas que haviam acontecido naquele mesmo dia.

A mágica foi possível graças a uma ferramenta chamada Adobe Character Animator, que permite criar personagens 2D animados em tempo real. O ator Dan Castellaneta, por trás da voz de Homer Simpson, estava em frente a uma câmera, fazendo os movimentos faciais e com os braços, que eram imediatamente reproduzidos pelo personagem. Dá uma olhada:

O Character Animator é um recurso do After Effects. Com a nova versão da ferramenta, ainda em fase de testes, um animador ou designer pode criar um personagem no Photoshop ou Illustrator, importá-lo no Character Animator e atuar em frente a uma webcam. A Adobe diz que mesmo expressões faciais sutis são imitadas pelo personagem, e é possível acionar determinados movimentos com comandos de teclado.

Portanto, um trabalho de animação, que normalmente leva um tempão para ser feito, pode ser simplificado ao ponto de ser executado em tempo real. Claro que um profissional de animação conseguirá chegar a resultados superiores, mas a ferramenta da Adobe já pode servir muito bem para animações mais simples, como visto nesta demonstração:

No Brasil, a transmissão da Fox não foi tão bem sucedida: no episódio, que foi exibido com 1h30min de atraso em relação aos Estados Unidos, Homer Simpson ficou mudo — o canal mostrou apenas as legendas do que o personagem dizia, o que gerou críticas por parte dos telespectadores.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados