A brincadeira de 1º de abril do Google não deu certo

Falha em pegadinha no Gmail chegou a causar demissões e foi cancelada pelo Google

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 semanas
mic-drop

As pegadinhas do Dia da Mentira estão a todo vapor, mas uma delas não deu certo. O Gmail passou a incluir uma função chamada Mic Drop ao lado do botão de “Enviar”, que mandava um GIF de um Minion largando o microfone e saindo do palco — uma maneira de dizer que a resposta foi tão boa, mas tão boa, que não havia mais o que responder. O que poderia dar errado numa brincadeira inocente do Google?

Bem, as pessoas também utilizam o Gmail para tratar de assuntos profissionais e sérios. O Mic Drop ficava no lugar onde normalmente existia o botão “Enviar e arquivar”. E, depois de enviar e arquivar tantas mensagens, você passa a apertar o botão de forma automática. O resto você já sabe: algumas pessoas responderam acidentalmente a emails de trabalho com o GIF do Minion, foram dormir e, quando acordaram, descobriam que haviam sido demitidas.

“O email é ótimo, mas às vezes você só quer apertar o botão de ejetar. Como naquelas discussões quentes do trabalho, quando todo mundo está errado exceto você (obviamente). Ou quando alguém está buscando aprovação do grupo, mas sua opinião é a única que importa (certo?). Ou talvez você só acertou em cheio, e não há nada mais a dizer (bam!)”, dizia o Google no post de anúncio do Mic Drop.

gmail-mic-drop

Depois de acionar o Mic Drop, a mensagem com o GIF do Minion era enviada e o tópico era arquivado; assim, você não leria mais as respostas subsequentes. No fórum de ajuda do Gmail, dezenas de pessoas reclamaram da função, algumas relatando que perderam o emprego. Um escritor, que tinha prazo a cumprir, enviou seus artigos para serem revisados pela chefe e não recebeu as correções a serem feitas. A chefe ficou ofendida, e o escritor acordou com uma mensagem de voz nada agradável.

Além do problema do Mic Drop estar muito próximo ao botão de “Enviar”, um porta-voz do Google confirmou ao TechCrunch que, em determinados casos, um bug fazia com que o recurso entrasse em ação em futuros emails mesmo quando o usuário não havia pressionado o botão da pegadinha.

Na madrugada desta sexta-feira (1º), o Google anunciou que voltou atrás e cancelou a brincadeira de Dia da Mentira do Gmail. “Devido a um bug, o recurso Mic Drop inadvertidamente causou mais dores de cabeça do que risos. Estamos muito arrependidos. O recurso foi desativado. Se você ainda está vendo o botão, por favor, recarregue sua página do Gmail”.

Ops.

minion-mic-drop

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados