Como saber se você tem um Galaxy Note 7 que explode

Samsung colocou marcas de segurança nos Galaxy Note 7 que não pegam fogo

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 semana

Atualização: se você tem um Galaxy Note 7, ele corre o risco de pegar fogo.

A Samsung convocou um recall para trocar as unidades explosivas do Galaxy Note 7, mas nem todo mundo está devolvendo o aparelho: nos Estados Unidos, apenas 25% dos smartphones retornaram até o momento. Isso significa que muitos aparelhos com risco de pegar fogo continuam sendo utilizados — e deverão continuar por um bom tempo, inclusive sendo passados para novos donos.

Como descobrir se você está seguro? A Samsung colocou algumas marcas de segurança nas unidades com o problema corrigido. O primeiro sinal está no software: o ícone que indica o nível da bateria, normalmente na cor branca, é verde nas unidades seguras. Esse ícone aparece na barra superior, no Always On Display e na tela de desligamento do aparelho:

note-7-bateria

Pessoas mal intencionadas podem modificar o software do Galaxy Note 7 para trocar a cor do ícone da bateria e repassá-lo a compradores desavisados. No entanto, qualquer tentativa de trocar o firmware nos topos de linha mais recentes da Samsung desabilita recursos sensíveis, como o Knox e o Samsung Pay, então é fácil descobrir quando o software foi alterado.

A Samsung também incluiu um sinal na embalagem do aparelho: há um símbolo quadrado na etiqueta que mostra o IMEI, código do modelo e outras informações.

note-7-caixa

Essas recomendações são importantes especialmente para quem comprar um Galaxy Note 7 no exterior ou uma unidade importada de segunda mão. Caso o aparelho tenha sido adquirido nos Estados Unidos, acesse a página da Samsung e digite o IMEI para verificar se o aparelho era afetado pelo recall. As versões chinesas não têm o problema, já que utilizam baterias de outro lote.

Como o aparelho não chegou a ser vendido no Brasil antes do recall, o Galaxy Note 7 com fabricação nacional não traz a função de granada. Em nota, a Samsung recomenda que os usuários que tenham adquirido o Galaxy Note 7 fabricado fora do país entrem em contato com a central de atendimento ao consumidor, pelos telefones 4004–0000 (capitais) e 0800–124–421 (demais cidades).

Sabe-se que pelo menos 112 das 2,5 milhões de unidades vendidas do Galaxy Note 7 pegaram fogo nos Estados Unidos, Coreia do Sul, Taiwan e Austrália. A falha ainda está sendo investigada. A Samsung acredita que um erro de produção em certas unidades aumentou a pressão entre as placas no interior das baterias, elevando a possibilidade de superaquecimento ou fazendo os polos negativo e positivo entrarem em contato, gerando um curto-circuito.

Como dissemos no review do Galaxy Note 7, a versão que não pega fogo é uma das compras mais seguras do momento.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados