WhatsApp, Facebook, YouTube e Twitter estão bloqueados na Turquia

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 semana
turquia-bandeira

A Turquia está sob censura: os principais serviços de comunicação, incluindo WhatsApp, Facebook e Twitter, foram bloqueados pelos provedores na madrugada desta sexta-feira (4). Os bloqueios afetaram primeiro os usuários das estatais TTNet e Turkcell, as duas maiores operadoras de banda larga e telefonia móvel do país, respectivamente.

Segundo o Turkey Blocks, que está acompanhando os bloqueios de internet na Turquia, é a primeira vez que são impostas restrições de acesso a nível nacional em aplicativos de mensagens. Além do WhatsApp, os turcos também não estão conseguindo utilizar o Skype, Instagram e YouTube nas grandes operadoras. Provedores menores, no entanto, parecem não estar aplicando os bloqueios.

Os relatos da imprensa local indicam que os bloqueios estão relacionados à prisão de líderes do Partido Democrático do Povo (HDP), opositores ao presidente Recep Tayyip Erdogan. No Twitter, jornalistas na Turquia denunciaram uma incursão policial nesta sexta-feira (4) na sede do partido opositor, em Ancara. O vídeo foi transmitido ao vivo pelo Periscope.

A oposição diz que Erdogan está fazendo uma espécie de contra-golpe, reestruturando o governo e contornando a democracia após uma tentativa de golpe de estado na Turquia, em julho. Desde então, o governo turco prendeu cerca de 40 mil pessoas. Inclusive, fica a dica do podcast Xadrez Verbal para quem se interessa por política internacional.

Esta não é a primeira vez que a Turquia censura a internet. No final de outubro, 6 milhões de pessoas que vivem no sudoeste do país ficaram totalmente offline. Quando a conexão voltou, fotos e vídeos denunciando violação de direitos humanos começaram a aparecer nas redes sociais.

Semanas antes, o governo mandou bloquear Google Drive, Dropbox e OneDrive em território nacional como tentativa de conter o vazamento de e-mails supostamente escritos pelo Ministro de Energia e Recursos Naturais, Berat Albayrak, que é genro do presidente Erdogan.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados