A Claro anunciou nesta quinta-feira (20) sua estratégia para o mercado de telefonia móvel: a operadora também está prometendo cobertura 4G em 2.000 cidades até 2017. O planejamento vai além disso: o presidente da operadora diz que pretende aumentar a marca para 4,3 mil cidades em 2019.

A notícia chega logo após um anúncio da TIM, que também pretende cobrir 2.000 cidades com 4G até o final do ano que vem. O CEO da América Móvil, José Félix, afirmou ao Telesíntese que a operadora atualmente possui 400 municípios com 4G, embora os dados do portal Teleco registrem apenas 237 cidades com a tecnologia em setembro de 2016.

claro-4g

Félix ainda alfineta a TIM, ao dizer que todas as operadoras irão “liderar” em cobertura 4G por conta das obrigações contratuais. De qualquer forma, o plano da Claro é ousado: atualmente, a operadora está presente em 4.062 municípios com as tecnologias 2G, 3G e 4G. Ao prometer 4,3 mil cidades, a operadora promete praticamente 100% de cobertura 4G até 2019.

Para isso, a operadora pretende desfrutar da licença de 700 MHz, mas com certa cautela: Félix relata que não é possível dizer se essa faixa será priorizada, uma vez que ainda existem poucos dispositivos compatíveis com a nova frequência. Também há certa dificuldade em fechar o acordo com a Huawei para o fornecimento de equipamentos, visto que não se sabe quando a faixa estará livre para a operadora.

A Vivo não divulgou nenhum plano relativo a crescimento de cobertura: atualmente, ela é a operadora que lidera em número de municípios cobertos com tecnologia 3G, mas está atrás de Claro e TIM quando o assunto é 4G. E nem dá para esperar muito da Oi, que está com diversas dívidas acumuladas e passa por um processo de recuperação judicial.

NET pode virar OTT

Félix é claro ao dizer que Netflix não compete com a NET, mas sim com as programadoras, como Globosat ou HBO. Ainda assim, ele diz que a operadora consegue transformar o serviço de TV por assinatura em OTT. Mas sem grandes expectativas: o presidente da empresa disse que tudo pode acontecer “no tempo certo”, dando a entender que está satisfeita com o modelo atual de distribuição de conteúdo.

Com informações: Teletime, [2]

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

ghccalanzani
Prometeu e não cumpriu... Pelo menos a TIM e a Vivo mantiveram a palavra...
Francisco Simão
E aqui, que a CLARO implantou uma torre de celular desde setembro de 2015, e até agora só está servindo para festas dos bem-ti-vis, andorinhas e gaviões.
Rafael Almeida
Só continuo na CLARO por causa do NETCOMBO, pois a cobertura deixa muito a desejar, principalmente em ambiente INDOOR. No metrô aqui do RIO, paga mico.
Bruno Caliari Acerbi
Eu mesmo pulei fora, os pacotes oferecidos começaram a ficar caros de mais. Arrumei um "convite" pro TIM Beta, bem melhor hehe
Diego F. Duarte
devidamente esparrado na minha lista
Ronaldo
HaHa, então ta mals mesmo...
Douglas Baião
Agora dá pra ser TIM Beta sem precisar de convite ou de pagar! Só entrar em www.timbeta.com.br/wifikiller e cadastrar ??
Douglas Baião
Ganha da Oi nada! A Oi está com planos tão bons quanto os da TIM. A Claro é a pior de todas.
Douglas Baião
A Claro parou em 2010.
Yago G.
É! E é a operadora que mais perdeu clientes nos últimos dados.
Jefferson Rodrigues
Mas tem muita gente que ainda é assinante dela. Kkk
Ronaldo
Olhando o mapa de cobertura da propria Claro, fica claro (perdão do trocadilho) que a cobertura do 4G em SP não chega nem a 20% da cidade, com imensas areas cobertas mal e porcamente por 3G, e até 2G.
Ronaldo
No interior de SP também tem. Quero saber é da cobertura.
Ronaldo
Pode crer, só ganha da OI, mas também... Que mérito ridiculo ganhar da OI.
Emanuel Schott
Esse cronograma é o prazo limite, mas nem sempre as operadoras seguem ele. Há cidades minusculas com 4G enquanto outras bem maiores ainda ficam limitadas no 3G.
Exibir mais comentários
https://tecnoblog.net/?post_type=post&p=404942