Assistentes de voz representam um dos grandes avanços tecnológicos dos últimos anos, especialmente em plataformas móveis. Como esse segmento ainda tem muito o que oferecer, a Samsung decidiu não ficar de fora dessa: a companhia acaba de se tornar dona da Viv, assistente virtual desenvolvida pelos mesmos criadores da Siri.

Adam Cheyer, Chris Brigham e Dag Kittlaus fundaram a Siri em 2007. Depois, em 2010, venderam a empresa para a Apple. Em 2012, eles montaram a Viv com o objetivo de desenvolver uma assistente de voz com uma proposta mais abrangente, capaz de levar inteligência não só para celulares, mas também para casas, carros, eletrodomésticos, wearables, equipamentos de áudio e assim por diante, tudo de modo interconectado.

Essa integração, que só agora começa a ganhar força nas assistentes que já estão no mercado, permitirá que a Viv lide com um número grande de solicitações complexas, o que, em tese, fará seu sistema de inteligência artificial reconhecer comandos de voz e interpretar contextos com mais eficácia.

Para isso, os criadores da Viv apostam em uma abordagem bastante audaciosa: a Viv é baseada em um sistema de aprendizagem que, espera-se, fará a assistente melhorar o próprio software. É como se a assistente fosse capaz de se reprogramar.

Outra abordagem interessante: a Viv foi idealizada para se integrar com o máximo possível de serviços, o que fez Kittlaus prometer APIs que permitirão, por exemplo, que a assistente efetue um pagamento programado ou chame um Uber quando você disser “quero ir ao shopping”.

Viv

Essa promessa de integração será mantida pela Samsung, embora não tenha ficado claro quando a companhia irá liberar as APIs. Na verdade, ainda não se sabe o que a empresa pretende fazer com a Viv. Pode ser que a Samsung use a tecnologia da assistente para melhorar o S-Voice ou para munir a plataforma Tizen de mais inteligência.

Mas é mais provável que a Samsung queira, pelo menos inicialmente, fazer da Viv um grande diferencial em seus dispositivos móveis e, mais para frente, em outros produtos. Essa também seria uma forma de diminuir a dependência da companhia do ecossistema do Google.

Até o momento, a Samsung informou apenas que a Viv, como empresa, terá uma relação bastante próxima com a sua divisão de dispositivos móveis, mas funcionará como um braço independente. Isso significa que a Viv poderá até chegar a plataformas como iOS e Windows.

Apesar das propostas inovadoras, é importante destacar que a Viv está em fase inicial de desenvolvimento. Por ora, a maior parte dos seus recursos não passa de promessa. De todo modo, a Samsung não teria apostado na ideia se não enxergasse potencial ali, certo?

Só não sabemos de quanto é essa aposta. O valor do negócio não foi revelado. Tampouco há previsão de quando a Viv estará entre nós.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados